A Gravura de Lasar Segall: figura humana é tema central de exposição

Lasar_Segall_foto

Lasar Segall- sofrimento humano é fonte de inspiração para obra

A exposição “A Gravura de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte” é atração  até 29 de novembro na galeria Retratos-Relâmpago  do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).  Organizada em parceria com Sesc, a mostra apresenta um panorama das produções de Segall, com 35 obras divididas em 16 gravuras em metal e 19 xilogravuras elaboradas pelo artista no período de 1913 a 1930.

Influenciado diretamente pelo impressionismo, expressionismo e modernismo, Lasar Segall foi um pintor, escultor e gravurista judeu nascido na Lituânia. Seus trabalhos mais expressivos são representações pictóricas do sofrimento humano,  entre eles a guerra, a prostituição e a perseguição.

A mostra retrata a transição do artista da Europa para o Brasil, mantendo o foco na viagem de navio e na chegada à nova terra. As matrizes originais, organizadas através de uma reimpressão realizada pelo Museu Lasar Segall (SP), revelam um duplo movimento. No primeiro, se contrapõem as diversas abordagens que a figura humana adquiriu na obra de Segall, no segundo, comprovam a maneira como a gravura se fez presente em momentos decisivos de sua trajetória.

Com contrastes relevantes entre o preto e o branco, Segall acreditava que a gravura deveria produzir formas chapadas. Nas gravuras cujo tema central é a emigração, o artista faz uso de linhas suaves e sinuosas para retratar as curvas do navio, o mar e as gaivotas. Já as gravuras sobre o mangue, são retratos da vida das mulheres que se prostituíam nessa região da cidade do Rio de Janeiro. Nas xilogravuras, a principal marca de Segall são contrastes intensos e traços simplificados.

Confira abaixo algumas obras da mostra