A obra de Clarice Lispector é tema do Café com Poesia, dia 20

Clarice Linspector

Com intuito de reviver e debater a obra intimista da premiada escritora Clarice Lispector, o projeto Café com Poesia traz ao Museu de Arte Murilo Mendes a palestra Clarice aos olhos de Lispector na próxima sexta, 20, às 19h. O sarau conta com a participação da psicóloga Rosângela Rossi, que fará a análise e releitura dos expressivos romances Perto do coração selvagem e A hora da estrela, primeiro e último trabalhos da escritora.

A autora

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920 e veio para o Brasil em março de 1922. Morou na cidade do Recife até 1937, quando mudou-se para o Rio de Janeiro , onde formou-se em Direito.

Lispector fez sua estreia na literatura e foi reconhecida pela crítica ainda muito jovem, com o romance Perto do Coração Selvagem (1943), que recebeu o Prêmio Graça Aranha.

A partir de 1942 deixou sua marca na história da imprensa de maneira bem peculiar, pois grande parte de seus textos eram assinados por diversos pseudônimos, entre eles o da atriz Ilka Soares. Compõem sua carreira matérias para a Agência Nacional e para os jornais A Noite e Diário da Noite. Além disso, foi colunista do Correio da Manhã, repórter na revista Manchete e cronista do Jornal do Brasil.

Entre suas obras de destaque estão: um reunião de contos em A Legião Estrangeira (1964), Laços de Família (1972), os romances A Paixão Segundo G.H. (1964) e A Hora da Estrela (1977).

Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro no dia 9 de dezembro de 1977.

Café com Poesia

O projeto surgiu em 2010, por iniciativa da professora e escritora Maria Helena Sleutjes, com o objetivo de reunir pessoas interessadas em literatura e artes. A proposta é fazer reuniões presenciais bimestrais, para que os participantes não percam o olhar poético sobre a vida.

Café com poesia – Clarice aos olhos de Lispector

Data: 20 de novembro (sexta-feira)

Local: Benjamin Constant, 790, Centro – Museu de Artes Murilo Mendes

Outras informações: 3229-9070