Café com Poesia apresenta vida e obra de Cecília Meireles em sarau dia 20

Cecília Meireles, vida e obra são tema de sarau

Cecília Meireles, vida e obra inspiram  sarau

Considerada uma das grandes representantes da literatura brasileira, Cecília Meireles é o tema da edição do Café com Poesia do mês de março. Apresentado pela professora Regina Maura, o sarau acontece na próxima sexta, 20, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Na apresentação intitulada “Cecília Meireles: a poeta do momento eterno, universal”, Maura focaliza a  trajetória de vida da autora, seus dois casamentos, e a repercussão de suas obras no Brasil e no exterior.  A palestrante também aborda os meios pelos quais Cecília conquistou espaço e reconhecimento na literatura, numa época na qual a figura masculina predominava. Além disso, ocorre, além da declamação de  trechos de suas obras, exibição de material audiovisual e fotográfico sobre o maior nome feminino da poesia brasileira.

A poeta

Nascida no Rio de Janeiro e criada pela avó, a paixão pela literatura começou ainda criança. Por volta dos 9 anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias, cursou a Escola Normal, e formou-se professora. Seu primeiro livro, “Espectro”, foi publicado aos 18 anos de idade, que mesmo em épocas modernistas, sofreu forte influência simbolista.

Sua formação como professora, e interesse pela arte de educar, levou-a a fundar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro, em 1934. Sua atuação no cenário infantil, se expandiu também para as letras, com alguns títulos publicados para as crianças: “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina” e “Sonhos de menina”, por exemplo. Todos marcados por uma das principais características de suas poesias, a musicalidade.

Cinco anos mais tarde, Cecília publicou o livro “Viagem”, obra que lhe rendeu reconhecimento dos leitores e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.

Suas obras tinham como tema fantasia, sonhos, solidão e tempo, e eram marcadas pela sensibilidade, intimismo e introspecção. Cecília procurou através de suas experiências de vida, entender, explicar e questionar o mundo em que vivia. E todas essas reflexões marcaram suas poesias e encheram suas obras de lirismo.

Café com Poesia:

O projeto surgiu em 2010, por iniciativa da professora e escritora Maria Helena Sleutjes, e tem por objetivo reunir pessoas interessadas em literatura e artes com foco na poesia. A proposta é fazer reuniões presenciais bimestrais, para que as pessoas não percam o olhar poético para a vida.

Café com poesia – Cecília Meireles

Data: 20 de março (sexta-feira)

Local: Benjamin Constant, 790, Centro – Museu de Artes Murilo Mendes.

Outras informações: 3229-7650