Murilo Mendes, Acervo

On junho 27, 2017 by mamm

Murilo Mendes, Acervo apresenta parte da coleção do poeta e algumas outras obras incorporadas ao acervo ao longo destes anos de formação do museu.

Um primeiro recorte reúne obras de artistas brasileiros e amigos do convívio pessoal, quando Murilo Mendes ainda vivia no Rio de janeiro.  Acrescidos à coleção, estão os estrangeiros que dialogam com o universo muriliano, além de uma seção totalmente dedicada aos artistas italianos, importantes nomes do período vivido pelo poeta em Roma.

Como ponto de síntese entre os diferentes períodos e resultados artísticos, o núcleo central da mostra reúne diversos retratos do poeta. Ao lado de obras, como os retratos realizados por Portinari, Flávio de Carvalho, Guignard, estão ainda outras representações do escritor, elaboradas por artistas como José Maria dos Reis Junior, Pedro Guedes, Carlos Bracher e Nívea Bracher, incorporadas também ao acervo do museu.

Através de pinturas, desenhos e gravuras, Murilo Mendes, Acervo apresenta traços da visão e das relações do poeta com as artes visuais.

Comments are closed.