Sofrimento é mote de novo livro de poemas de Iacyr Anderson Freitas

Forma fixa é usada por Freitas para expressar o sofrimento como situação inescapável

Percebendo a dor de forma crua, sem moralismos ou justificativas, o escritor Iacyr Anderson Freitas faz uma longa reflexão sobre o sofrimento, em forma de poesia, em seu mais novo livro, Ar de arestas (Escrituras/ Funalfa,2013), que tem lançamento na próxima quinta,12, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

O título ilustra o testemunho do poeta perante a condição inescapável da dor. “Durante esses momentos de grande intensidade, até o ar machuca, parece ter arestas”, confessa. O trabalho é todo escrito em heptassílabos (versos de sete sílabas). A escolha não é gratuita, de acordo com o autor do posfácio, Paulo Henriques Britto: “metáfora e símile não têm o objetivo de edulcorar uma realidade dura, porém são usadas justamente no sentido de acentuar o que nela há de anguloso e intratável”.

Mostra fotográfica e ação educativa

Trabalho de coreógrafa, Marina Fangioia, e fotógrafo,Ozias Filho, ilustram livro e compõem mostra “Ar de Arestas”

Simultâneo ao lançamento, na galeria Poliedro, ocorre a abertura da exposição fotográfica homônima, composta por algumas das fotos de autoria de Ozias Filho, que ilustram o livro. Para fazer as imagens inspiradas nos poemas de Freitas, Ozias Filho, radicado em Portugal há mais de duas décadas, contou com a ajuda da coreógrafa Marina Frangioia, que traduziu, na Universidade de Lisboa, a linguagem escrita para a linguagem corporal, fornecendo material para as experientes lentes do fotógrafo.

Além do livro e da mostra, que fica aberta até 19 de outubro, a parceria entre Freitas e Ozias Filho ainda rende um sarau literário no sábado, 14, às 18h, além de participação na ação educativa mensal do Mamm, o Microlições de arte, no sábado, 21, às 14h.

O sarau tem como foco a origem da locução e o estabelecimento do diálogo com o espectador. Após breve apresentação do escopo da obra de alguns autores, Ozias Filho, Freitas e Fernando Fiorese declamam diversas poesias, oferecendo ao público interpretações pessoais para as obras. Já o Microlições de arte: poesia e imagem tem como tema a integração da fotografia e da poesia. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site do Mamm, pelo telefone 3229-7621, ou ainda pelo email arteducacao.mam@ufjf.edu.br.

Oficina de fotografia

No conjunto deatividades que compõem a mostra Ar de arestas ainda há uma oficina de fotografia: O que vejo quando leio, que se divide em dois encontros: no primeiro, dia 13, às 19h, Ozias Filho mostra a teoria do processo de transformação de texto em imagem e propõe que os integrantes transformem um poema em fotografias. No dia 17, às 19h, ele analisa o resultado do desafio. As inscrições custam R$ 10 e podem ser feitas presencialmente, na secretaria do Mamm, de segunda à sexta, das 9h às18h. Vagas limitadas.

Assessoria – 3229-7650

Educativo – 3229-7621