1º Seminário de Inclusão Social e Cidadania traz atores do filme “Colegas” ao Mamm

Uma parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com o portal ViverJF.com trará à cidade os protagonistas do filme “Colegas” para participar do “I Seminário de Inclusão Social e Cidadania” de Juiz de Fora. O evento, que conta ainda com o apoio da Pro-Reitoria de Extensão (Proex), da Pró-reitoria de Cultura (Procult) e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), será realizado no próximo dia 17, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). Durante toda a tarde, das 13h às 18h, o espaço receberá convidados especiais para discurtir a inclusão social em seus diversos aspectos. Os atores Breno Viola, Ariel Goldenberg e Rita Pokk, portadores de Sindrome de Down, vêm acompanhados da diretora de comunicação do filme, Aleksandra Zakartchouk.

O seminário é destinado a profissionais ligados à inclusão social, estudantes e pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Segundo o coordenador da Intecoop, professor da Faculdade de Enfermagem Petrônio Barros, o evento tem a finalidade de discutir a inclusão social sob a ótica da economia solidária, que proporciona ao indivíduo independência perante à sociedade. “A economia solidária possibilita o surgimento de um ator social formado por trabalhadores, pessoas de baixa renda ou que são de alguma forma marginalizadas. Dessa maneira, elas terão condições de retornarem ao contexto da sociedade”.

Entre as iniciativas na área de geração de renda e inclusão social que serão apresentadas no evento está o Projeto Flor de Lótus, da estilista Raquell Guimarães, que realiza atividades profissionalizantes com presidiários por meio de trabalho manual com crochê e tricô.

“O seminário é uma oportunidade de discutir a inclusão social de outro ponto de vista. É uma chance de falar de trabalho, geração de renda, e aprendizado de uma profissão para quem esteve marginalizado pela condição de presidiário. É um âmbito diferente, mas pertinente à questão da inclusão social”, afirma o diretor do ViverJF, Marcel Aziz Iunes.

Na programação, que terá a presença do reitor Henrique Duque e do prefeito Bruno Siqueira na mesa de abertura, está prevista também a conferência sobre o trabalho da “Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF – Intecoop”, com o professor Petrônio Barros. O seminário é aberto ao público, mas os interessados em receber certificado, emitido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade, devem realizar as inscrições – gratuitas e disponível on-line por meio de formulário – até a véspera do evento.

Necessidade sociais

Segundo Marcel Iunes, o objetivo do evento é suscitar discussões a respeito da abrangência do tema inclusão social. “Vivemos em meio a um mar de necessidades sociais. Em Juiz de Fora, podemos ver o quanto os espaços são pouco acessíveis a portadores de deficiência visual, cadeirantes ou pessoas idosas. Por isso, é preciso unir a sociedade para mostrar que todos têm voz para reivindicar melhorias na qualidade de vida.”

Iunes afirma que, o florescimento dessa discussão ajuda não só na conscientização de autoridades e empresas, mas também contribui para a auto-estima de quem é portador de algum tipo de necessidade especial, algo em que o exemplo dos atores do filme “Colegas” é muito importante. “Um exemplo como o desses atores pode servir como um fator de motivação, incentivando a busca de direitos e de uma vida digna e feliz.”

A importância de trazer empresas para discutir o assunto junto à população é outro ponto ressaltado por Iunes. “Hoje, cada vez mais, as próprias empresas têm aceito a ideia de que há um balanço econômico e um balanço social com que trabalhar. Criar uma imagem social é importante, investindo em acessibilidade e inclusão social. Por isso, receber o empresariado é fundamental.”

*Notícia retirada do site da Secretaria de Comunicação da UFJF

Confira a programação completa aqui.

Outras informações: (32) 2102-3961 (Pro-Reitoria de Extensão)

Pró-reitoria de Extensão

Museu de Arte Murilo Mendes