Cineclubismo baiano é tema do Cinema em Foco dia 24 no MAMM       

Livro “Cinema é mais que filme”, de Izabel Cruz Melo, conta a história das Jornas de Cinema da Bahia nos anos 70

O cinema baiano, suas histórias e importância, é tema da próxima edição do projeto Cinema em Foco, que acontece na quarta-feira, 24, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes. Para contar essa trajetória, a palestrante convidada é a pesquisadora Izabel de Fátima Cruz Melo.

Autora do livro “Cinema é mais que filme: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-1978)”, Izabel falará da relevante história do cinema baiano e sua contribuição para sétima arte no Brasil, que passa por projetos como Clube de Cinema da Bahia, dos anos 60 e 70, cujo fundador é Walter da Silveira,  pelo Grupo Experimental de Cinema e a Jornada Internacional de Cinema da Bahia, fundada por Guido Araújo.

A entrada é franca.

Foto: Izabel Cruz Melo (arquivo pessoal)

A pesquisadora
Izabel de Fátima Cruz Melo é doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em História da Bahia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), além de ser professora na Universidade Estadual da Bahia.  Como pesquisadora da filmografia baiana, pelo Grupo “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”, e autora do livro “Cinema é mais que filme: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-1978)”.

Cinema em Foco
Cinema em Foco é um projeto do Grupo de Pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual dos professores do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD).   A iniciativa é voltada para a exibição de filmes brasileiros e debates com realizadores, pesquisadores e técnicos em cinema e audiovisual, sempre a partir de um tema específico da área.

Serviço

Cinema em Foco – Cinema Baiano com Izabel de Fátima Cruz Melo

Data: 24 de abril

Horário: às 19h

Local: Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant, 790, Centro –

Entrada Franca

Outras informações: 3229-9070 (MAMM)

 

Newsletter


MAMM - MUSEU DE ARTE MURILO MENDES
Rua Benjamin Constant, 790 - Juiz de Fora - MG
CEP: 36015-400
Recepção: (32) 3229-9070

Funcionamento:
De terça a sexta, das 09h às 18h
Sábado e domingo, das 13h às 18h

Entrada gratuita

Espaço acessível

MAPA DO SITE