33ª Itinerância Bienal de São Paulo no MAMM

Pela quarta vez o Museu de Arte Murilo Mendes MAMM da Universidade Federal de Juiz de Fora tem a honra de receber a itinerância da Bienal de São Paulo, consolidando, através do apoio da Reitoria e da Pró-Reitoria de Cultura uma parceria com o maior evento de arte contemporânea do país, e uma das mostras de arte internacionais mais relevantes do mundo.

Ao público do museu é apresentado um recorte da 33ª edição do evento especialmente concebido pelo curador e crítico italiano Jacopo Crivelli Visconti. Este, não pretendeu trabalhar com o conjunto de elementos e estruturas expositivas que foram vistas no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera em 2018, mas propor novas experiências em relação ao projeto original.

Através dessa itinerância busca-se enfatizar uma “Bienal diversificada e fragmentada, livre de uma estrutura temática abrangente”. Ressaltam-se, assim, as diferenças e compatibilidades entre obras e artistas, permitindo que assuntos e relações surjam se aproximem ou se separem organicamente.

Essas questões tampouco estão distantes das reflexões de Murilo Mendes pelas artes visuais, a cujo estudo se dedicou na diversidade de artistas, temas e linguagens, recebendo grande influência em sua obra.

Ressaltamos aqui o importante papel que a itinerância da Bienal de São Paulo exerce na programação de eventos do MAMM, notadamente na ampliação do conhecimento e acesso a produção artística nacional e internacional. Ação que oferece uma oportunidade singular de democratização da cultura, ampliação de públicos e fortalecimento de políticas de integração da universidade com a sociedade.