CINEMAMM e Cineclube Movimento apresentam mostra “Narrativas Brasileiras”

O projeto de mostras de cinema do Museu de Arte Murilo Mendes, Cinemamm, em parceria com o projeto de extensão Cineclube Movimento, exibe a mostra “Narrativas Brasileiras: o cinema de Eliane Caffé”, no dia 14 de março, às 15h, no MAMM, com o objetivo de valorizar o cinema nacional, seus criadores e diversidade narratológica.

O Grupo de Pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativa em Cine e Audiovisual, desenvolvido por professores e alunos do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, pretende estimular os conhecimentos sobre produção cinematográfica, além de explorar o potencial produtivo dos discentes e a formação de senso crítico.

O longa-metragem “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé, inicia a temporada de exibições no MAMM a partir da narrativa sobre o drama de refugiados sem moradia recém-chegados ao Brasil que dividem um velho edifício abandonado no centro de São Paulo com um grupo de sem-tetos.

A obra é o resultado da criação coletiva da Frente de Luta por Moradia (FLM), do Grupo Refugiados e Imigrantes Sem Teto (GRIST) e da Escola da Cidade, faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.

A diretora Eliane Caffé é graduada em Psicologia e tem mestrado pela Universidade Autônoma de Madrid. Seus primeiros trabalhos cinematográficos foram os curtas-metragens “O nariz”, “Arabesco” e “Caligrama”, que foram laureados no país e internacionalmente.

“Era o Hotel Cambridge” conquistou prêmios de Melhor Montagem, Melhor Filme Voto Popular e Prêmio Fipresci no Festival do Rio de 2016. A entrada para a sessão é gratuita e indicada para maiores de 12 anos. O MAMM/UFJF fica na Rua Benjamin Constant, 790. Outras informações pelo 2102-3964.