Livro revela um novo olhar sobre a poesia de Armando Freitas Filho

A folha como véu

A poesia de Armando Freitas Filho é o tema central do livro “A Folha Como Véu” de Luiz Fernando Medeiros de Carvalho, que será lançado nesta sexta, 16, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). No dia do lançamento será exibido o documentário “Perto do Fogo”, no qual o autor apresenta a poesia de Freitas Filho.

A obra do poeta é marcada por um diálogo original e intenso com a tradição modernista. Seus versos, repletos de imagens contrastantes, são comparados aos de Murilo Mendes, e seus diálogos fundamentais e profundos, de caráter intimista e introspectivo, com as poesias de Carlos Drummond de Andrade.  A partir disto, Carvalho define a poesia de Armando como aquela que está sempre deslocando o leitor do ponto de vista inicial.

O livro ampara esta visão da obra incluindo-a no universo da filosofia e revelando ao leitor uma face da poesia que vai além de simples versos. “A poesia sobre o cotidiano nos faz pensar no nosso próprio tempo”, afirma Carvalho .

A Folha Como Véu enfrenta o desafio de se ocupar com uma obra consolidada e dona de uma grande fortuna crítica, e ao mesmo tempo se encontra em pleno desenvolvimento, devido ao diálogo de seu poeta com o tempo atual.