MAMM apresenta exposição com obras de Picasso, Miró, Portinari e outros importantes nomes da pintura Moderna

Ismael Nery - Sem Título

Ismael Nery – Sem Título

A pintura moderna toma conta da exposição “A obra e a coleção – aproximações em Murilo Mendes” que tem abertura marcada para esta quinta, 20, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes. A mostra, toda montada com obras do acervo do poeta, é constituída por 54 trabalhos de importantes nomes das artes plásticas do Brasil e do mundo. Pablo Picasso, Juan Miró, Max Ernst, Cândido Portinari, Oswaldo Goeldi, Ismael Nery, Vieira da Silva… Ao todo 36 artistas fazem soar, através de seus pincéis, os acordes dissonantes do tracejado moderno.

Embora abarque um único período -o modernismo-, a mostra consegue apresentar as multiplicidades de matizes técnicas exploradas no período. O visitante poderá conhecer trabalhos em litografia, gravura, pintura, técnica mista, xilogravura, colagem, entre outras tantas.

A exposição foi concebida para identificar o ponto de convergência entre a obra do escritor e seu apurado gosto estético. Em diversos textos e poemas, Murilo Mendes comenta  suas impressões sobre o trabalho de inúmeros artistas, fossem eles pintores, escultores ou companheiros de ofício. O hábito de fazer das artes plásticas tema recorrente de seus poemas, fez com que o crítico José Guilherme Merquior sugerisse a categoria “poesia de cultura” para classificá-lo.  A respeito de Murilo Mendes comenta Merquior. “Mas nem todos poetas são de cultura, isto é, sabem fazer da matéria cultural o cerne de sua temática.”

“A obra e a coleção – aproximações em Murilo Mendes” está em exposição na galeria Convergência até o dia 18 de agosto.

Coral Gravoche

A abertura da exposição “A obra e a coleção – aproximação em Murilo Mendes” conta com apresentação do coral Gravoche. O projeto é uma iniciativa de alunos e professores do curso de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. No repertório da noite de abertura The Beatles cantados no peculiar sotaque da língua francesa.

3229-7650 – MAMM