Maria de Lourdes Abreu lança livro e assina termo de doação de seu acervo ao Mamm

“Na vida, a gente tem que saber que aquele que não tem sonhos já morreu”. A constatação, da escritora Maria de Lourdes Abreu de Oliveira, revela o combustível que movimenta sua trajetória pessoal e profissional ao longo de 84 anos dedicados ao ensino e à literatura, sempre permeados por conquistas, como o romance “Nem tão claro enigma”, com lançamento no dia 28 de setembro, às 19 horas, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Com 224 páginas, o livro chega pela Editora Batel, do Rio de Janeiro, prefaciado por Gilberto Mendonça Teles, que destaca a linguagem atraente e admirável da autora. Ela observa que foi um trabalho longo e minucioso até chegar a uma versão própria da trágica história da paixão entre Pedro I e Inês de Castro, envolvendo os bastidores do poder em Portugal e Espanha da Idade Média, e que culminou em assassinato e vingança.

Ex-professora de literatura brasileira na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria de Lourdes não pensa no tempo como um inimigo, a escoar e restringir possibilidades. Por isso, assina, pouco antes da noite de autógrafos desta sexta-feira, o termo oficial de doação de seu acervo bibliográfico e arquivístico ao Mamm.

Diversificação

Sob a guarda do museu desde 2017, a coleção consta de 785 exemplares, que foram higienizados pelo Laboratório de Conservação e Restauração de Papel e serão catalogados pelo Setor de Biblioteca e Informação. São obras acadêmicas e literárias diversas, algumas de cunho próprio, além de uma importante seleção de autores brasileiros e estrangeiros.

São dela os títulos “Bravo Brasil”, “Pessoa sob persona”, “Antigamente no porão”,  “De olhos fechados”, “O menino da ilha”, “Corpo estranho”, “Caminhos da narrativa ficcional brasileira”, “Eros e Tanatos no universo textual de Camões”, “Antero e Redol”.

Com a doação, a escritora espera contribuir para que as pessoas se apaixonem pelos exemplares que lhe foram úteis ao longo de sua carreira. “Livros precisam ser lidos, manuseados, descobertos e amados”, reitera, considerando a importância de se incentivar o hábito da leitura ainda embrionário no país.

Maria de Lourdes Abreu

Grata surpresa

Maria de Lourdes observa que foi sua intimidade com a literatura que a inspirou a contar histórias como a de “Nem tão claro enigma”, e que lhe renderam inúmeras conquistas, entre elas os prêmios Bloch Nacional de Romance, Cidade de Belo Horizonte, Petrobras Nacional de Literatura e João-de-Barro de Literatura Infantojuvenil.

Até o final do ano, seus leitores terão outra surpresa, com a publicação de “O garoto que tinha asas nos pés”, já em fase de edição. “Este livro, que é destinado a crianças e adolescentes, ficou entre os dez classificados na versão 2018 da Festa Literária Internacional de Paraty, a Plip”, orgulha-se. A obra foi finalista do Prêmio Off Flip de Literatura.

Suspense

Maria de Lourdes tomou como pano de fundo para “Nem tão claro enigma” a água forte de Picasso intitulada “Minotauromaquia” e o episódio entre Pedro I e Inês de Castro, que, por razões políticas, foi assassinada, gerando revolta e desejo de vingança por parte do monarca.

“Toda história tem suas histórias, e conta-se que a revolta de Pedro I foi tamanha diante da morte da amada que ele arrancou e comeu o coração de um dos assassinos”, relata. Em outro momento macabro do mesmo drama, o rei manda desenterrar Inês, vesti-la como rainha, colocá-la no trono, coroá-la e obrigar a corte ao beija mão.

Segundo a autora, como no clássico do cinema “Cidadão Kane”, de Orson Welles, o livro revela a trama ao leitor antes que os personagens atentem para o que se passa. Assim, a história de Pedro, Inês, Constância e Beatriz se dá em flashback, traçando um paralelo, em tempos atuais, com o romance entre Inês de Castro e Pedro I, do século XIV.

Lançamento: “Nem tão claro enigma”, romance | Editora: Batel

Autora: Maria de Lourdes Abreu de Oliveira