Murilo Mendes – O passeante moderno dos museus

A verve viajante do poeta Murilo Mendes manifestou-se ainda na infância, por meio do “grande sonho: ir do Brasil à China a cavalo”. Desde então, essa manifestação do imaginário transitava na sua geografia sonhadora colando “pedaços da Europa e da Ásia em grandes cadernos”.

A partir desses deslocamentos, Murilo Mendes vai refazendo trajetos, percorrendo itinerários que misturam vida e poesia, construindo uma cartografia rica em dados artísticos, culturais e pessoais, sempre norteada pelo afeto.

Entre Minas, Rio e a Europa, o poeta reuniu souvenirs memoráveis nas lembranças de viagens, através de paisagens, cidades, retratos, monumentos, obras de arte, pessoas, estabelecendo uma relação de laços afetivos com outros lugares, confirmando assim sua “fascinação pelos dois mundos, o visível e o invisível”.

Direcionados por esse recorte da produção literária de Murilo Mendes, trabalhamos, como referência para esta mostra, trechos dos livros Carta Geográfica e Janelas Verdes, que apresentam narrativas de viagens e, entre as diversas passagens, descrevem e questionam a grandiosidade dos espaços consagrados da arte, museus tradicionais, depositários e canais de aproximação da cultura humana.

Em sintonia com as propostas conceituais da Semana dos Museus, o MAMM, realizando esta exposição, quer proporcionar reflexões surgidas a partir da fruição das obras de arte nestes espaços museais, do “colecionismo” particular e da apresentação dos objetos, pessoas e lugares que recolhemos às nossas cartografias da memória.