O ARTISTA, O POETA, O RETRATO

É importante compreender que a representação de uma pessoa pelo retrato não é comum a todas as épocas e civilizações e se transforma muito ao longo dos tempos.

Quando estamos diante de um retrato, é comum que nossa expectativa seja a de confirmar a real identidade do retratado, como e onde ele estaria sendo representado verdadeiramente; mas esta fidelidade nem sempre é real, mesmo quando o retratado é uma pessoa pública.

A representação de um personagem pressupõe uma interpretação de sua personalidade, que, no fazer artístico, pode ser influenciada pelo retratado e/ou retratante, através de alterações nos traços menos favoráveis. Podemos então compreender os dados modernistas na produção retratística sem preocupações com a aparência física, traçando um retrato estético do retratante caracterizado muitas vezes pela radicalização de estilo.

Reis Junior restringe seu retrato de Murilo Mendes ao rosto, onde concentra a expressividade do personagem, aliado ao detalhe da mão sobre o objeto sugerido, aproximando, com isso, gestualidade e referência simbólica do retratado.

1923 é a data registrada neste retrato, é a data da primeira exposição de Reis Junior no Palace Hotel, espaço de vanguarda no Rio de Janeiro, citado nos versos de Manuel Bandeira e marca da inovação para as exposições de jovens artistas.

Conta no acervo do MAMM outros retratos de Murilo realizados também por amigos artistas. Esta obra, de autoria de Reis Junior, juntou-se ao acervo de artes visuais do MAMM por aquisição direta com o colecionador, amigo do artista, cuja obra foi adquirida através da Pró-reitoria de Cultura da UFJF.

Como também realiza retratos literários de seus amigos poetas, artistas e intelectuais, Murilo Mendes, em seu texto, expande a obra de arte e cria um espaço intermediário entre a poesia e a pintura. Ao traçar seus retratos literários, que simultaneamente estão reforçados de memória e experiência crítica, o poeta deixa-nos também entrever, em sua palavra poética, muito de sua “fisionomia pessoal”.

Ao realizar esta mostra, objetivamos apresentar e propor novas leituras sobre o artista-pintor-retratante, sua produção artística e intelectual, pouco reconhecida em nosso meio acadêmico e artístico, mostrar os processos de intervenção do laboratório de conservação e restauração de pintura e escultura do MAMM e, também, confirmar as várias possibilidades de conexões entre os acervos bibliográficos, documentais e artísticos do museu, fontes de pesquisas para o aprofundamento no conhecimento da arte brasileira e internacional.