Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM
Celebrando o vigésimo aniversário de chegada de seu acervo de artes visuais ao Brasil, o Museu de Arte Murilo Mendes(Mamm) inaugura a exposição “Coleção Murilo Mendes no Brasil: 20 anos”. A mostra, em cartaz até 16 de novembro, rememora algumas das exposições e recortes que foram realizados ao longo destas duas décadas, expondo alguns dos trabalhos mais emblemáticos de cada ocasião. O objetivo é apresentar o acervo e mostrar sua riqueza de leituras e perspectivas.
Formada por mais de 60 obras de uma constelação de mais de 30 artistas, a exposição apresenta gravuras, pinturas, desenhos e uma escultura das diversas vertentes da arte moderna brasileira e internacional. Quem visita a mostra tem a oportunidade de conhecer importantes nomes do abstracionismo italiano como Alberto Magnelli, Piero Dorazio, Giuseppe Capogrossi, do surrealismo como Max Ernst, Ismael Nery e Giorgio De Chirico e o experimentalismo da optical art de Gastone Biggi, Victor Vasareli e Almir Mavignier, e ainda o modernismo oriental de artistas como Nobyua Abe. Além dos trabalhos do casal Vieira da Silva e Arpad Szenes. Na lista de obras brasileiras figuram os nomes de Cândido Portinari, Oswaldo Goeldi, Fayga Ostrower, Alberto Guignard, Livio Abramo, Flávio de Carvalho, entre outros. A mostra guarda ainda obras inusitadas como uma cerâmica feita por Pablo Picasso, com qual Murilo foi presentado pelo artista, além de um cartão de natal de autoria Joan Miró destinado ao poeta.
[youtube width=”600″ height=”365″ video_id=”kSa1VzeQ29c”]
A exposição também ressalta as relações profundas entre a coleção, o círculo de amizades e a obra poética e crítica de Murilo Mendes. A conexão entre obra do poeta e sua coleção é reforçada pela menção feita aos empréstimos realizados a outros Museus e importantes instituições arte do país e da Europa, como a Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Valenciano de Arte Moderna( Espanha), Masp, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Lasar Segall, entre outros.
De acordo com um dos idealizadores da mostra, Paulo Roberto Alvarez, “o foco principal é comemorar o aniversário de 20 anos, mas sobretudo reafirmar a riqueza inesgotável do acervo de artes visuais e a possibilidade que ele oferece de sempre redescobrir a arte moderna e de entender um pouco mais da complexidade da visão artística de Murilo Mendes”.
Algumas das obras da Exposição