O PAPEL DO POETA

A exposição O Papel do Poeta revela ao público as vastas possibilidades de criação que o suporte em papel apresenta – seja como receptáculo da informação textual e iconográfica, seja como matéria-prima para invenção de linguagens poéticas.

A mostra é organizada em torno de exemplares da biblioteca particular do poeta Murilo Mendes, manuscritos, recortes de jornais, fotografias e obras de arte em suporte de papel. Assim – entremesclando a variedade tipológica do acervo muriliano – pretende-se estabelecer as conexões e possibilidades de reflexão em torno da vida e obra do escritor, explorando reinvenções, territórios e fronteiras.

Ao propor um percurso no qual o papel atua como fio condutor, a concepção desta mostra pretende divulgar e realçar o importante lugar que o este versátil suporte ocupa no conjunto dos acervos bibliográfico, documental e da coleção de artes visuais do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). Cabe, portanto, ao visitante descobrir interessantes aspectos como: anotações e manuscritos; livros raros e edições especiais; bem como as formas grafadas em obras dos grandes mestres da gravura brasileira e o cromatismo das pinturas em suporte de papel da arte internacional.

Se, ao longo da história, convivemos com a falsa afirmação de que as diversas formas de registro de informação e as obras de arte em papel pertenceriam a uma categoria inferior, O Papel do Poeta reafirma o merecido lugar deste suporte no contexto da historiografia da arte brasileira e internacional e, por consequência, revela sua importância no Mamm.

Livros, documentos, fotografias, jornais e obras de arte em suporte de papel representam um legado histórico, testemunho da contínua construção cultural da humanidade. Num momento em que se discute o caráter efêmero da informação digital, vislumbra-se a possibilidade de apresentar as múltiplas e versáteis formas em que o suporte papel – invento chinês – protagoniza num processo histórico há acerca de 2.000 anos.

Ao comemorar o 9º ano da criação do Museu de Arte Murilo Mendes, a Universidade Federal de Juiz de Fora reafirma o compromisso inesgotável de preservação e acesso ao legado do escritor, convidando o espectador a conhecer um amplo leque de poéticas e registros de informação contidos no suporte de papel que – habilmente – exemplificam tessituras do rico universo muriliano.