Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM

“Luz de Inverno” de Ingmar Bergman é atração do Ciclo de Cinema na próxima 4ª

Poster de "Luz de Inverno"

Poster de “Luz de Inverno”

A crise de fé de um pastor e a crença abalada de um fiel de sua igreja formam o eixo dramático central de “Luz de Inverno” (Nattvardsgästerna,1962) de Ingmar Bergman. Atração da próxima sessão do Ciclo de Cinema da Fale na próxima quarta, 22, às 17h30, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), o filme apresenta  personagens inquietados pelo “silêncio de Deus” perante os diversos conflitos humanos e os dramas da existência.  

Sinopse

No contexto da Guerra Fria, o pescador Jonas Persson (Max von Sydow), fica perturbado ao ler nos jornais que a China possui uma bomba atômica e pretende usá-la. Em busca de conforto, Jonas decide ir até a igreja para conversar com o pastor Tomas Ericsson (Gunnar Björnstrand).

Em meio a uma severa crise de fé após a morte da esposa, uma mulher boa que alicerçava sua crença na bondade divina, Tomas não consegue ajudar Jonas, o que agrava ainda mais seu estado de descrença. Em meio a esta tormenta, a professora  Märta Lundberg tenta resgatar a vida de Tomas com seu amor.

Confira o trailer

[youtube width=”600″ height=”365″ video_id=”Y8HzAu8DAqw”]

Sem trilha sonora, formado apenas por algumas música incidentais, e ambientado em três cenários: a igreja, a sacristia e a casa de Märta, “Luz de Inverno” também chama a atenção pelos diálogos e os momentos de silêncio enfático. O drama é o segundo da chamada Trilogia do Silêncio, antecedido por “Através de um espelho”, de 1961, e sucedido por “Silêncio” de 1963,  na qual o diretor trata da certeza e do cepticismo  humano em relação a Deus.

Ciclo de Cinema Fale

O Ciclo de Cinema da Fale tem o intuito de, através do cinema, retratar alguns acontecimentos históricos e promover entre o público discussões a respeito de um tema determinado a cada semestre. Desta vez o tema é “O choque de religiões em um mundo globalizado”. Após a exibição de cada filme, uma conversa mediada é realizada e o público pode expor seu ponto de vista, além de conhecer diferentes opiniões a respeito do mesmo assunto.

Serviço

Ciclo de Cinema – “Luz de Inverno” (1962) de Ingmar Bergman

Data: 22 de abril (quarta-feira)

Horário: 17h30

Duração: 80min

Local: Benjamin Constant, 790, Centro – Museu de Arte Murilo Mendes

Entrada Franca

Outras informações: 3229 – 7650