Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM

Ciclo de Cinema exibe o filme “Amém” dia 29

Baseado em fatos reais e dirigido por Costa Gravas, “Amém” é um exame moral da negligência política com que a Igreja Católica tratou o período nazista na Alemanha. Com roteiro premiado pelo Cesar, Oscar Francês, o longa revela corajosamente a discussão sobre a relação polêmica entre o Vaticano e o genocídio de judeus. O filme será exibido no Ciclo de Cinema da próxima quarta 29, às 17h30, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

Sinopse

Durante a 2ª Guerra Mundial, Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) , um oficial da SS, desenvolve um produto para tornar mais eficiente a limpeza de tanques. Seu produto, porém, é utilizado para matar os judeus nos campos de concentração. Horrorizado, ele procura o jovem padre Ricardo Fontana (Mathieu Kassovitz) que, sendo de família influente, poderia solicitar a interferência do Papa Pio XII para impedir o genocídio dos judeus.

Confira o trailer

[youtube width=”600″ height=”365″ video_id=”9vrlk4ZBGOg”]

Nessa trama se desenrola toda a saga desses dois jovens, um movido pela culpa, outro pela consciência e por toda a intensa luta para salvar milhões de judeus. Ao mesmo tempo, a situação cria a polêmica que persegue a Igreja Católica até hoje:  qual foi o seu papel na 2ª Guerra ?

“Amém” é baseado na peça “The Representative” (Der Stellvertreter), do dramaturgo alemão Rolf Hochhuth, encenada pela primeira vez em 1963. Na França, o cartaz do filme provocou protestos e processos na justiça por católicos fervorosos.

Ciclo de Cinema Fale

O Ciclo de Cinema da Fale tem o intuito de, através do cinema, retratar alguns acontecimentos históricos e promover entre o público discussões a respeito de um tema determinado a cada semestre. Desta vez o tema é “O choque de religiões em um mundo globalizado”. Após a exibição de cada filme, uma conversa mediada é realizada e o público pode expor seu ponto de vista, além de conhecer diferentes opiniões a respeito do mesmo assunto.

Serviço

Ciclo de Cinema – “Amém” (2002)

Data: 29 de abril (quarta-feira)

Horário: 17h30

Duração: 80min

Local: Benjamin Constant, 790, Centro – Museu de Arte Murilo Mendes

Entrada Franca

Outras informações: 3229 – 9070