Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM
Em comemoração ao dia Consciência Negra, o Museu de Arte Murilo Mendes preparou uma semana repleta de atividades voltadas para o tema. Na programação, estão previstas duas apresentações musicais – Roger e Carlos Fernando, no dia 17, e Coral Cesama, dia 20 – além de duas exibições de filme. A primeira sessão acontece nesta quarta,18, às 19h, com filme Selma (2015), dirigido por Ava DuVernay, que narra a trajetória real da luta de Martin Luther King pela igualdade racial nos Estados Unidos.
Sinopse
No mesmo ano em que Martin Luther King recebe o Nobel da Paz, 1964, os negros ainda sofrem restrições ao direto de voto nos Estados Unidos. Após uma tentativa de negociação com o presidente do país, Lyndon Johnson, Luther King viaja para Selma, no interior do Alabama, e se junta a vários ativistas da Conferência da Liderança Cristã do Sul. Com o fracasso de algumas ações e aumento da tensão política, o grupo liderado por King decide marchar a pé desde Selma até a capital do estado, Montegomery, enfrentando a oposição da força policial.
Confira o trailer
[youtube width=”600″ height=”365″ video_id=”5DTWvCuS6-s”]
Semana da Consciência Negra
O dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil, foi criado em 2003 e oficialmente instituído por lei em 10 de novembro de 2011. A data remete ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695. O feriado é dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Serviço
|
Cinemamm: Consciência Negra – Selma (2015) Data: 18 de novembro (quarta-feira) Horário: 19h Duração: 128min Local: Benjamin Constant, 790, Centro – Museu de Arte Murilo Mendes. Entrada Franca Outras informações: 3229- 9070 |