Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM

Liberté é atração do Ciclo de Cinema Francês nesta 6ª

"Liberté" retrata holocausto cigano

“Liberté” retrata holocausto cigano

Referência como rara e importante homenagem cinematográfica, o filme Liberté (Korkoro, 2009) de Tony Gatlif será exibido na sessão do Ciclo de Cinema Francês do dia 27, às 16h, no Museu de Arte Murilo Mendes. O longa é inspirado na história real de um romani (cigano) que escapou dos nazistas com a ajuda de franceses, e tem no foco o tão pouco discutido Holocausto Cigano (Porrajmos).

Sinopse

Durante o período  da Segunda Guerra Mundial, uma família cigana acompanhada por Claude, um jovem garoto que foi abandonado pelos pais,  viaja pelas estradas francesas como de costume, à procura de um novo lugar.

Ao chegar na cidade onde trabalhariam em vinhedos, a família descobre que uma nova lei proíbe o nomadismo. No momento, o regime nazista vinha sendo imposto por franceses colaboracionistas ao sistema no país. Theodore, o prefeito da cidade, e a Srtª Lundy, uma professora, tentam proteger e ajudar os ciganos.

 Confira o trailer

[youtube width=”600″ height=”365″ video_id=”RoV58gkh4Oc”]

Ciclo de Cinema Francês

O Ciclo de Cinema Francês da Faculdade de Letras da UFJF surgiu com o objetivo de difundir a cultura francesa através do cinema. A cada ciclo, um tema  é escolhido e diversos filmes são elencados para expor como um assunto é tratado dentro do meio cultural gálico. O tema da edição atual é imigração.

Serviço

Ciclo de Cinema Francês da FALE  – Liberté (Kokoro, 2009)

Data: 27 de novembro (sexta-feira)

Horário: 16h

Duração: 105 min

Local: Benjamin Constant, 790, Centro – Museu de Arte Murilo Mendes.

Entrada Franca

Outras informações: 3229 – 9070