Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM

Professores de história lançam livros no Mamm

Tendo a história como área de interesse, três professores do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGHIS) lançam livros nesta quinta-feira, 22, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). Serão lançados “A Terra e seus homens – Roceiros livres de cor e senhores no longo século XVIII “, de  Mônica Ribeiro de Oliveira; “A imaginação Sociológica Brasileira “, de Fernando Perlatto Bom Jardim, e “A república revisitada: Construção e consolidação do projeto republicano brasileiro” organizado por  Cláudia Maria Ribeiro Viscardi e José Almino de Alencar.

A obra “A Terra e seus homens – Roceiros livres de cor e senhores no longo século XVIII ” foi desenvolvida por Mônica Ribeiro de Oliveira a partir do texto originalmente apresentado como tese para progressão a professora titular. A pesquisa engloba o período de 1720 a 1850, no Brasil, quando a lei de terras foi promulgada e teve início um sistema diferente para acesso a recursos naturais no território das minas.

“Esse livro resultou de muitos anos de pesquisa e, mais recentemente, de um segundo pós-doutorado em Sevilha. Nesses anos, produzi um grande banco de dados com mais de nove mil entradas de dados empíricos, a estes cruzei outras centenas de dados mais qualitativos, provenientes de fontes de outra natureza (cíveis e criminais); ou seja, devo continuar as pesquisas, explorando minhas fontes e suas potencialidades, mas com um recurso a novas metodologias, seja através da construção das redes relacionais ou mesmo com o uso do ArcGIS (software)  no geoprocessamento”, destaca.

“A República Revisitada: Construção e consolidação do projeto republicano brasileiro”, obra organizada pela professora Cláudia Viscardi e pelo sociólogo José Almino de Alencar , também pode ser adquirida em forma de e-book. “É uma coletânea de estudos altamente renovadores acerca da primeira república brasileira. Integram o livro pesquisadores de renome nacional e discutimos questões bastante consolidadas na república velha. É um livro que tem um caráter bastante revisionista”, define Cláudia.

Já o autor de “A imaginação sociológica brasileira – A sociologia no Brasil e sua vocação pública”, professor Fernando Perlatto, afirma que a expectativa em relação ao lançamento das três obras é muito positiva. “Meu livro foi resultado de um desdobramento da minha tese de doutorado e fala sobre a história contemporânea do Brasil”, especifica. “Todos os lançamentos abordam temas diferentes que mostram a pluralidade do Programa de Pós-graduação em História da UFJF”.