Com palestras de importantes pesquisadores, evento gratuito está com inscrições abertas
O Museu de Arte Murilo Mendes promove, nos dias 04 e 05 de setembro, o Seminário Murilo Mendes: obra em movimento – Coleção Luciana Stegagno Picchio, evento que busca fomentar debates e reflexões em torno dos documentos reunidos na exposição homônima em cartaz na instituição. As inscrições para ouvintes estão abertas: clique aqui e participe.
O evento contará com a presença de importantes especialistas sobre a vida e a obra do poeta juiz-forano e temas relacionados a arquivos e literatura. Integram as mesmas temáticas, os pesquisadores Júlio Castañon Guimarães, Maria Betânia Amoroso, Rachel Teixeira Valença, Maria Luiza Scher Pereira, Wesley Thales de Almeida Rocha, Elaine Amélia Martins, Mário Cesar de Azevedo e Martinho Alves da Costa Junior.
Além disso, o seminário apresenta a conferência Leitura de dois poemas de Murilo Mendes: “Abismo” e “O infinito íntimo”, ministrada pelo doutor em teoria literária e literatura comparada pela Universidade Federal de São Paulo e professor de literatura brasileira na mesma universidade, Murilo Marcondes de Moura. O pesquisador refletirá sobre as diferenças entre duas versões de “Abismo” e fará uma revisão da “poesia religiosa” tomando como base o poema “O infinito íntimo”.
O objetivo deste evento, de acordo com o superintende do MAMM, Aloisio Castro, é celebrar e lançar luz sobre a relevante conquista da aquisição do conjunto arquivístico composto por documentos que remontam ao período em que Murilo Mendes viveu na Itália – o chamado “Período Romano”. “Ao contar com expressiva presença de renomados pesquisadores, este seminário será um momento ímpar para fomentar o debate e reflexões voltadas para o aprofundamento do itinerário biográfico de nosso patrono e a rede de sociabilidade que ele travou com muitos artistas, escritores e intelectuais”, avalia.
Clique aqui e acesse o caderno de resumos do seminário.
Sobre a exposição
Inaugurada em novembro de 2023, a mostra reúne documentos como manuscritos literários, recortes de jornais e correspondências de Murilo Mendes. Trata-se de um acervo inédito organizado pela historiadora da cultura, crítica literária e professora emérita na Universidade de Roma La Sapienza, Luciana Stegagno Picchio, e gentilmente doado pelo filho da pesquisadora, Michelle Stegagno Picchio, e por sua esposa Rita Desti. O lote inclui, ainda, datiloscritos, projetos de livros, fotografias, cartazes e catálogos.