Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM

Diretor do Museu Paulista visita o MAMM

Paulo César Garcez Marins

Paulo César Garcez Marins conheceu acervos e laboratórios do museu

O diretor do Museu Paulista, professor doutor Paulo César Garcez Marins, realizou uma visita técnica ao Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça-feira, 22 de abril. Ele estava acompanhado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFJF, professor doutor Martinho Alves da Costa Júnior, e pela professora do mesmo programa, doutora Maraliz Vieira Christo. O diretor do museu especializado em história e cultura material que integra a Universidade de São Paulo foi recepcionado pelo superintendente do MAMM, doutor Aloisio Castro, e pelas equipes da Divisão de Expografia e do Setor de Biblioteca e Informação.

Marins foi apresentado à vida e a obra de Murilo Mendes e conheceu as exposições em cartaz, onde pôde observar um representativo recorte dos acervos do MAMM. Na biblioteca muriliana, esteve em contato com exemplares como a edição de Dom Quixote com anotações realizadas por nosso patrono, além de documentos como cartas e fotografias. Visitou, também, os laboratórios de conservação e restauração de papel e de pintura e escultura, além da reserva técnica do museu.

Durante a visita, o diretor do Museu Paulista destacou a importância dos museus universitários para a salvaguarda de acervos e a curadoria de coleções. “Em um museu universitário toda curadoria de exposição é necessariamente precedida da curadoria da coleção. Esse trabalho envolve não apenas a catalogação e a interpretação da coleção, mas também a conservação”, explica.

De acordo com Marins, nessas instituições a curadoria faz parte de um ciclo que envolve aquisição, conservação, catalogação e as formas de comunicação, como as exposições, por exemplo. “Os museus universitários praticam isso como uma ética institucional. As universidades têm esse compromisso, inclusive, com a mobilização de seus estudantes. A gente mobiliza a estrutura universitária para que essas coleções floresçam”, defende.

Supertintendente do MAMM Aloísio Castro

O superintendente do MAMM avalia que a visita reafirma a importância do diálogo entre instituições congêneres. “A aproximação entre o MAMM e o Museu Paulista representa uma oportunidade para o intercâmbio de saberes e práticas museológicas e, sobretudo, para o fortalecimento da função social dos museus universitários. Em um momento de constantes reflexões sobre o papel dos museus na contemporaneidade, encontros como este reafirmam a importância da articulação de saberes e da construção coletiva do conhecimento”, conclui Castro.

Paulo César Garcez Marins participa nesta quarta-feira, dia 23 de abril, às 19h, da aula inaugural do primeiro semestre de 2025 do PPGH/UFJF. Na ocasião, o professor ministrará sobre o tema “Representações de bandeirantes: desafios interpretativos contemporâneos em museus de história”. A aula, aberta ao público, acontece no auditório III do Instituto de Ciências Humanas da UFJF.