Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM

Fernando Vago lança livro sobre educação musical no MAMM

Evento acontece nesta quarta, 1º de outubro, às 19h

O Museu de Arte Murilo Mendes recebe, no dia 1º de outubro, às 19h, o lançamento do livro “Arranjos Didáticos de Música da Tradição Oral para Piano Complementar: propostas metodológicas a partir de uma pesquisa-ação na Faculdade de Música do Espírito Santo”. Resultado da pesquisa de doutorado do professor do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora, Fernando Vago, o livro apresenta uma metodologia inovadora para o ensino de Piano Complementar ou Teclado em Grupo, além de sugestões de obras pedagógicas para piano compostas por brasileiros.

Arranjos Didáticos“A educação musical no Brasil é notavelmente ampla, diversa e rica em propostas metodológicas. No ensino de piano, seja em aulas individuais ou coletivas, observa-se um crescente interesse no aperfeiçoamento dos processos pedagógicos”, avalia Vago. Desenvolvido com estudantes de Licenciatura em Música na Faculdade de Música do Espírito Santo, instituição que o autor lecionava à época, o estudo propôs um modelo didático baseado nas demandas musicais concretas dos alunos, conforme observado nas interações durante as aulas e entrevistas com eles realizadas.

O repertório criado por Vago foi baseado em músicas da tradição oral extraídas do livro “500 Canções Brasileiras”, de Ermelinda Paz (Musimed, 2015). “Em um cenário ainda marcado pela priorização de repertórios eurocêntricos e pela reprodução de práticas consolidadas — algumas bastante eficazes, outras passíveis de revisão —, este livro propõe uma pausa para reflexão. É um convite aos professores e professoras a repensarem suas abordagens pedagógicas e a colaborarem ativamente no fortalecimento e na renovação da Pedagogia do Piano no Brasil”, reflete.

Lançada pela Editora Dialética, a publicação apresenta, ainda, depoimentos de professores e alunos que confirmam o potencial transformador da proposta, que busca enriquecer o ensino do Piano Complementar, especialmente nas instituições de ensino superior musical do Brasil.

Sobre o autor 

Fernando Vago

Fernando Vago é professor de piano da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2017, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens.  Bacharel em Piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo (2011), Mestre em Piano pela University of Kentucky (2014), Doutor em Música pela Unirio (2017) e Licenciado em Música pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Foi vencedor de concursos como Edna Bassetti Habith (2010), Souza Lima (2011) e Arnaldo Estrella (2014). Premiado com o Nathaniel Patch Award (2013) e na MTNA Young Artist Competition (2012/2013).

Coautor do livro “Dezesseis estudos para piano de Ian Guest: reflexões interpretativas e pedagógicas” (Editora UFJF, 2023) e autor de “Arranjos didáticos de música da tradição oral para Piano Complementar: propostas metodológicas a partir de uma pesquisa-ação na Faculdade de Música do Espírito Santo” (Editora Dialética, 2025), versão em livro de sua tese de doutorado. Atua como solista, camerista e colaborador, tendo especial interesse por tópicos relacionados à performance, pedagogia e literatura do piano; repertório brasileiro para piano; música de câmara e colaboração pianística.