Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM

4º Seminário MAMM discute cenário museológico contemporâneo

Evento gratuito acontece entre 14 e 16 de outubro; inscrições abertas

O Museu de Arte Murilo Mendes promove, entre os dias 14 e 16 de outubro, o 4º Seminário Museu de Arte Murilo Mendes: pesquisa, preservação e difusão. No ano em que o museu completa 20 anos, o evento discute a temática “Museus em rede: diálogos e transformações no campo museológico contemporâneo”.

Clique aqui e faça sua inscrição como ouvinte.

O Seminário Museu de Arte Murilo Mendes, projeto integrante do Programa de Pesquisa da instituição, inscrito em seu Plano Museológico 2024-2027, é um espaço de debate, reflexão e divulgação de novos questionamentos relacionados à cadeia operatória de pesquisa, preservação e difusão do acervo musealizado.

Em um contexto de mudanças profundas — sociais, culturais, tecnológicas e institucionais —, torna-se cada vez mais necessário repensar os papéis, os vínculos e as formas de articulação entre os diferentes tipos de museus. A quarta edição tem início com uma mesa de abertura dedicada à reflexão sobre os cenários de transformação que hoje desafiam o campo museológico brasileiro. O Seminário reúne duas pesquisadoras de referência na área: Profa. Dra. Maria Cristina Oliveira Bruno (MAE/USP) e Profa. Dra. Letícia Julião (UFMG). Suas trajetórias se cruzam no compromisso com uma museologia crítica e propositiva, voltada à integração entre teoria e prática, preservação e participação social, e à construção colaborativa de políticas e redes de museus.

A mesa inaugural propõe uma reflexão conjunta sobre o papel singular dos museus universitários, compreendidos como espaços de experimentação, pesquisa e formação, mas também como nós estratégicos de diálogo com os museus estaduais, municipais e particulares. Em tempos de reconfiguração institucional e ampliação das demandas sociais, pensar os museus em rede significa reconhecer que o fortalecimento do campo museológico depende do intercâmbio entre saberes, da cooperação e da gestão articulada entre o particular e o coletivo.

O legado de Fayga Ostrower

Celebrando Fayga Ostrower, o evento promove uma roda de conversa com Noni Ostrower, filha da artista e presidente e curadora do acervo do Instituto Fayga Ostrower. Serão abordados, além da trajetória de Fayga, o trabalho desenvolvido pelo instituto que leva seu nome e as importantes doações realizadas ao MAMM e outras instituições ao longo dos anos.

Atualmente, o MAMM apresenta duas exposições em homenagem à artista: Ocupação Fayga Ostrower, na galeria Poliedro, e Fayga Ostrower: a conquista da pureza fundamental, na galeria Convergência.

20 anos como objeto de pesquisas

Outro eixo de discussão está diretamente relacionado aos estudos conduzidos no âmbito do projeto de reformulação da reserva técnica do MAMM, custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Tendo como objeto o rico acervo do museu, que constitui um repositório privilegiado sobre o modernismo brasileiro e internacional, o projeto prevê o desenvolvimento de produção científica por professores doutores vinculados ao Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) e o Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Além disso, serão apresentados projetos de extensão em desenvolvimento, bem como pesquisas dedicadas ao acervo, à acessibilidade e à memória institucional do MAMM.

O Seminário também pauta suas discussões a partir do diálogo com o 8º Fórum Permanente de Museus Universitários, realizado em agosto na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. O evento evidenciou a importância das coleções e dos museus universitários como elos entre ciência, cultura e comunidade, além de promover o Seminário de Fiscalização de Museus, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), visando a orientação de profissionais da área sobre práticas seguras de gestão e preservação.

Diálogo e colaboração

Nesta edição, o Seminário MAMM conta com a honrosa parceria e fundamental apoio da Fundação Museu Mariano Procópio, cuja diretora Ana Maria Werneck e a museóloga Alice de Castro De Martin contribuíram, efetivamente, na elaboração da programação, bem como no suporte logístico dos palestrantes da mesa inaugural. Além disso, destaca-se a participação da diretora da Faculdade de Letras, Nícea Nogueira, que articulou uma mesa específica com a temática da literatura de Juiz de Fora no MAMM.

“O 4º Seminário Museu de Arte Murilo Mendes: pesquisa, preservação e difusão, assim, consolida-se como um espaço integrado de diálogo e colaboração, em que as experiências compartilhadas permitem aprofundar a compreensão sobre a musealização, a musealidade e a patrimonialização. Ao valorizar a diversidade de narrativas e promover a democratização do acesso ao conhecimento científico, o evento reafirma o papel do MAMM como catalisador de novas práticas e saberes, em sintonia com a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora e a Fundação Museu Mariano Procópio”, avalia o superintendente do MAMM, Aloisio Castro.

Confira a programação: