Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM
Drama, comédia e política se misturam em “O Porto” (Le Harvre), do diretor finlandês Aki Kaurismäki, próxima atração do Ciclo de Cinema Francês, na sexta,15, às 16h, no Museu de Arte Murilo Mendes. O longa, uma sátira bem humorada e sensível, retrata as peripécias de um escritor para ajudar um garoto africano que desembarca ilegalmente na França.
Sinopse
Marcel Marx (André Wilms) é um escritor boêmio que se muda para a cidade portuária de Havre, onde começa uma nova vida como engraxate ao lado da esposa Arletty (Kati Outinem).
O novo ofício o faz se aproximar de diferentes pessoas até que Idrissa (Blondin Miguel), um adolescente vindo da África, surge em sua vida. Enquanto Marx procura pela família do pequeno imigrante, e o esconde do inspetor Monet (Jean-Pierre Darroussin), sua esposa está hospitalizada com câncer.
Com abordagem que valoriza a estética cinematógráfica e enredo claro e direto, o filme foi aclamado pela crítica e recebeu o Prêmio Louis-Delluc e o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes.
Confira o Trailer
[youtube width=”600″ height=”365″ video_id=”BiCmbiyE99c&feature”]
Ciclo de Cinema Francês
O Ciclo de Cinema Francês da Faculdade de Letras da UFJF surgiu com o objetivo de difundir a cultura francesa através do cinema. A cada ciclo, um tema é escolhido e diversos filmes são elencados para expor como um assunto é tratado dentro do meio cultural gálico. O tema da edição atual é imigração.
Serviço
| Ciclo de Cinema Francês – “O Porto” (Le Havre, 2011)Data: 15 de maio (sexta-feira)
Horário: 16h Duração: 120min Local: Benjamin Constant, 790, Centro – Museu de Arte Murilo Mendes. Entrada Franca Outras informações: 3229 – 7650 |