Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM
Até o objeto mais corriqueiro reveste-se de valor poético quando inspirado pelo sopro criador do artista. É o caso do livro, explorado das mais variadas formas na mostra coletiva “Palavra+Imagem”, com abertura marcada para esta sexta-feira, 15 de abril, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).
A exposição reúne trabalhos de 46 artistas de várias partes do Brasil, transformando o tradicional suporte de literatura em obra de arte nos mais diferentes formatos. Os recursos utilizados para dar nova roupagem ao livro como objeto envolvem técnicas diversas: fotografia, escrita, desenho, pintura, escultura, entre outras.
A curadoria da mostra é assinada pelas professoras do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Lúcia Fonseca e Sylvia Furegatti. A concepção do projeto surgiu da disciplina “Tópicos Especiais em Processos Criativos – Livro de Artista”, ministrada por ambas .
Durante as aulas, os alunos passaram da teoria à prática, conhecendo a história e os conceitos do chamado “livro de artista”, desde sua criação no Renascimento até sua redescoberta, nos anos 1960, como fonte de experimentações, e terminando com a produção de trabalho autoral pelos estudantes. Na parte prática, os alunos tiveram contato com artistas experientes neste tipo de produção artística. “Palavra+Imagem” reúne as obras dos alunos e de artistas convidados.
A mostra já passou, em diferentes montagens, pelo Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), pelo Museu Universitário de Arte (Muna), de Uberlândia, e pelo Museu de Arte de Goiânia (MAG).
[tribulant_slideshow gallery_id=”5″]
Como ressalta Sylvia, embora o número de possibilidades técnicas na criação do “livro de artista” seja inabarcável, o grande mote implícito, independente da variedade de abordagens, é a característica inescapável da arte como algo artesanal, no sentido de um fazer ligado a um determinado material.
Seja explorando a paginação ou trabalhando o volume de maneira unívoca, seja ainda investindo em outras espécies de “livro de artista”, como o “caderno de artista”, que tem caráter mais projetivo, como num protótipo, ou na publicação, que o visitante pode levar para casa, “Palavra+Imagem” joga com a relação do texto e sua visualidade. A letra vira desenho, e o desenho palavra. A diversidade de temas e formas na exposição traz o problema eterno do artista em busca da expressão e em busca de um novo meio de dizer.
Serviço
|
Exposição “Palavra+Imagem” Curadoria: Lúcia Fonseca e Sylvia Furegatti Abertura: 15 de abril Encerramento: 12 de junho Local: Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant,790, Centro, Juiz de Fora – Visitação: segunda-feira, das 12h às 18h| de terça a sexta-feira, das 9h às18h Entrada Franca Outras informações: 3229-9070 Artistas participantes: Adriana Dias, Akira Silveira, Aline Dias/Corpo Editorial, Alzira Ballestero, Amir Brito Cador, Claudia França, Daniela Avelar, Daniele Shirozono, Danilo Perillo, Del Pilar Sallum, Edith Derdyk, Emanuel Rubin, Ermelindo Nardin, Feres Khoury Fernanda Grigolin, Flávia Ribeiro, Gabriel Petito, Giuliano Baroni, Glayson Arcanjo, Gustavo Torrezan, Hebert Gouvea, Hélio Fervenza, Heloísa Angeli, Jose Roberto Sechi, Junior Succi Laís D’Oliveira, Laura Françozo, Lucia Fonseca, Luise Weiss, Marcelo Moscheta, Marco do Valle, Marien Rodrigues, Paula Almozara, Paula Ester, Priscila Yanagihara, Rafaela Jemmene Renato Almeida, Ricardo Cristofaro, Sergio Niculitcheff, Simone Peixoto, Sylvia Furegatti Thiago Bortolozzo, Tuneu, Valéria Scornaienchi, Vera Ferro, Yuly Marty |