Pequenas {Grandes} Histórias

Como parte da segunda edição do Festival Fotográfico de Juiz de Fora, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) recebe a mostra “Pequenas Histórias”, organizada pelo Coletivo JF Fotográfico, promotor do evento. Organização civil, sem fins lucrativos, o coletivo é formado por 15 artistas que se dedicam ao incentivo da arte fotográfica em Juiz de Fora, e tem como norte promover ações de produção, consumo e difusão da fotografia. Por esta razão, a nobre missão de incentivar, pesquisar, debater, disseminar e, sobretudo, valorizar a arte da fotografia em tempos tão sombrios, quando chegamos à alarmante situação em que é preciso dizer que arte e cultura importam ao país, esta exposição já é por si, motivo de comemoração.

No entanto, há outra razão para celebrar. Mais que produtores do Festival, o Coletivo JF Fotográfico é formado por artistas em busca de desenvolver suas narrativas pessoais pela linguagem fotográfica. Em olhares distintos, operam na investigação de múltiplas possibilidades para a criação de registros visuais a partir de vivências particulares. Nesta exposição coletiva, alguns trabalhos estão mais alinhados à pesquisa formal e ao virtuosismo técnico da imagem maquínica. Outros trabalhos se destacam por leituras mais intimistas, em relatos do tempo, na exploração da memória afetiva, na construção de mini mundos. Também há apontamentos que sinalizam para a abordagem da ficção, paisagens urbanas, a poética do corpo, o fascínio da cor e a reprodutibilidade da imagem.

Com este leque de narrativas poliédricas, esta mostra apresenta uma parcela significativa da diversidade e expressão da linguagem fotográfica brasileira. Parabéns aos artistas/produtores, que apesar de todas as adversidades, mantêm viva a pulsão da arte fotográfica na cena local. Parabéns pela iniciativa de contar suas vivências em imagens inspiradoras. Vida longa ao coletivo. Que se multipliquem as pequenas grandes histórias.

Newsletter


MAMM - MUSEU DE ARTE MURILO MENDES
Rua Benjamin Constant, 790 - Juiz de Fora - MG
CEP: 36015-400
Recepção: (32) 3229-9070

Funcionamento:
De terça a sexta, das 09h às 18h
Sábado e domingo, das 13h às 18h

Entrada gratuita

Espaço acessível

MAPA DO SITE