Coleção Murilo Mendes no Brasil: 20 anos

Estabelecendo diversas oportunidades de aproximação com a coleção de artes visuais de Murilo Mendes e reafirmando o compromisso da Universidade Federal de Juiz de Fora no incentivo à preservação, pesquisa e comunicação de seus acervos, a Pró-reitoria de Cultura, através do Museu de Arte Murilo Mendes, tem a honra de comemorar 20 anos de dedicação profissional na guarda de tão importante coleção de arte.

Com a implantação do Centro de Estudos Murilo Mendes, resultado do trabalho de muitos profissionais, a coleção Murilo Mendes vem definitivamente para Juiz de Fora em 1994. A partir daí, exposições, seminários, publicações e também um conjunto de pesquisas e ações são desenvolvidas e compartilhadas com a comunidade. Muitos estudiosos, artistas, poetas, professores buscaram na coleção Murilo Mendes material para profícuas narrativas em torno da vida e obra do poeta.

Esperamos que esta mostra, além de marcar os 20 anos da coleção no Brasil, estabeleça um compromisso com a permanente (re)invenção da obra do poeta Murilo Mendes . Ao rememorar algumas exposições realizadas no Centro de Estudos Murilo Mendes e no Museu de Arte Murilo Mendes, optamos por visitar o acervo identificando obras emblemáticas em cada um destes recortes. Através de excertos dos textos de apresentação das exposições, pontuamos cada recorte com referências conceituais, elementos gráficos, publicações temáticas e peças diversas de um acervo que facilita a percepção de nexos na coleção Murilo Mendes.