Fayga Ostrower: Centenário (1920.2020)

Pioneira da gravura abstrata no Brasil, Fayga Ostrower tem seu universo representado por um trabalho voltado para a xilogravura e a gravura em metal, com importantes incursões referentes à criação e à pesquisa de tecidos e estampas. A artista, que completaria 100 anos em 2020, teve atuação em áreas plurais, se destacando também como pesquisadora, docente, teórica das artes visuais e escritora.

Esta individual reúne gravuras, aquarelas e desenhos que integram um lote de 75 obras doadas ao MAMM pelo Instituto Fayga Ostrower, no ano passado, por meio dos herdeiros Anna Leonor e Karl Ostrower. A exposição traz também trabalhos oriundos da coleção do próprio Murilo Mendes, além de outras doações que foram incorporadas ao acervo do Museu ao longo do tempo.

Segundo o analista cultural Paulo Alvarez, “o novo conjunto de obras de Fayga reforça a atual política de aquisição do MAMM e propicia renovados estudos e apresentações do universo da artista”, destaca, observando que a mostra será apresentada na Galeria Virtual que tem como desenvolvedor o planejador de mídia de criação visual Rodrigo Duque.

Clique aqui para visitar a exposição virtual