Dia Internacional da Animação traz mostras de produções nacionais para Juiz de Fora

Centenas de cidades brasileiras se unem nas comemorações do Dia Internacional da Animação (DIA), neste sábado, 28. São diversas animações exibidas gratuitamente nas Mostras Nacional, Infantil e Histórica.

O evento acontece 125 anos após a primeira projeção pública de imagens animadas, realizada por Emile Reynaud, em Paris. Neste ano, em sua 14ª edição, o DIA busca homenagear o centenário do cinema de animação brasileiro, exibindo uma hora de filmes de destaque do estilo. Em Juiz de Fora, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) é o responsável pela exibição da Mostra Infantil, que começa às 16h, enquanto o SESC exibirá os filmes da Mostra Nacional e Histórica, a partir das 19h.

Além de difundir o cinema de animação nacional, a seleção dos filmes também desperta o interesse do público por formatos diferentes dos mais comerciais. A coordenadora local, Cadija Costa, acredita que a adesão ao DIA é uma oportunidade para a cidade conhecer novas produções. “É importante que nós tenhamos espaços que divulguem esses trabalhos mais restritos para o público”, afirma. “Isso promove o acesso à cultura, além de valorizar essas produções nacionais”.

O responsável pela Mostra Infantil no MAMM, Vinícius Steinbach, concorda: “nós precisamos apresentar esse [circuito] alternativo, até mesmo como forma de potencializar o caráter democrático e universal que o museu deve ter”. Para ele, as animações contribuem de forma relevante para a formação do público infantil. “As animações carregam um caráter lúdico e fantasioso que serve, muitas vezes, para disparar a criatividade na criança. De certa forma, é algo que as artes plásticas também carregam: a subjetividade, a criatividade no sentido de libertação e o contato com outras realidades.” O próprio formato do festival, que apresenta animações realizadas por diversos estados brasileiros, incentiva a ideia de integração cultural.

Para o MAMM, outro resultado importante é a aproximação com novos públicos. “O evento traz as crianças para dentro do museu. É isso que a gente mais busca”, completa Steinbach.

Dia Internacional da Animação

Data: 28 de outubro (sábado)

Mostra Infantil

Local: Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant,790, Centro –