Ex-diretor do MAMM será homenageado com a Medalha Presidente Itamar Franco

Pinho Neves

O Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) será palco na quinta-feira, 28, às 20h, da cerimônia de entrega da Medalha Presidente Itamar Franco, que homenageia anualmente cinco personalidades ou instituições que prestaram serviços relevantes à sociedade brasileira. Entre os homenageados encontra-se o ex-pró-reitor de Cultura e ex-diretor do MAMM, José Alberto Gomes de Pinho Neves.
Entre os contemplados deste ano estão ainda a Ascomcer – Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora; a professora do Instituto de Medicina Social da UERJ Maria Andréa Loyola; o ex-diretor do MAMM; o ex-prefeito de Juiz de Fora Bruno de Freitas Siqueira e o ex-senador Pedro Jorge Simon.

O Instituto Itamar Franco confere a honraria a personalidades que se destacaram com importantes contribuições para a sociedade em diversos âmbitos, como cultura, política, educação, saúde, entre outros.

José Alberto possui graduação em Desenho e Plástica, é mestre em Letras e doutor em Educação. Sua presença na área cultural de Juiz de Fora data da década de 1990, quando foi superintendente da Funalfa de 1997 a 2004. Pouco depois, em 2006, assumiu a Pró-reitoria de Cultura da UFJF, permanecendo no cargo por sete anos. Pinho Neves foi responsável por coordenar a implantação do Centro de Estudos Murilo Mendes, hoje Museu de Arte Murilo Mendes, na UFJF. Também coordenou a implantação do Memorial da República Presidente Itamar Franco.

MAMM - MUSEU DE ARTE MURILO MENDES
Rua Benjamin Constant, 790 - Juiz de Fora - MG