Biblioteca do MAMM recebe crianças para oficina literária neste sábado

Cleonice Rainho ao lado do Governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto

Diga um verso bem bonito! – Aventuras Literárias no MAMM aborda obras de Cleonice Rainho de forma lúdica

Em comemoração ao mês das crianças, a biblioteca do Museu de Artes Murilo Mendes (MAMM) realizará uma oficina literária para crianças de 7 a 10 anos, neste sábado, dia 20 de outubro, das 14 às 16h. Intitulada Diga um verso bem bonito! – Aventuras Literárias no MAMM, a iniciativa tem o objetivo de promover a consciência literária na infância e divulgar o acervo bibliográfico do MAMM. As atividades terão foco na obra da escritora juiz-forana Cleonice Rainho, e acontecem em parceria com a União Brasileira de Trovadores – Seção Juiz de Fora.

Os interessados devem se inscrever pelo telefone 3229-9070 até sexta-feira, 19, no horário das 9h às 18h.  As vagas são limitadas.

No programa de ações, as crianças serão apresentadas à biblioteca do MAMM e à autora Cleonice Rainho. Depois, com a participação da União de Trovadores em uma ação lúdica envolvendo música, terão contato com trovas populares e outras de autoria de Cleonice. Ao final os pequenos criarão suas próprias trovas.

Cleonice Rainho autografa livro

Cleonice Rainho

Nascida em Angustura (MG), mas criada em Juiz de Fora, Cleonice Rainho é um nome importante da literatura feminina brasileira. Escritora, cronista, trovadora e poetisa premiada, Cleonice publicou mais de 30 livros ao longo de sua vida, vários deles infantis, e organizou outros tantos.

Fundou e dirigiu por 25 anos a Associação de Cultura Luso-Brasileira, em Juiz de Fora. Suas obras foram traduzidas para mais de dez idiomas. A oficina Diga um verso bem bonito! toma como base seu livro de trovas Andorinhas, publicado em 1964. Nessa obra estão reunidas trovas de diversos temas escritos por Cleonice após a realização dos Primeiros Jogos Florais de Juiz de Fora, em 1962. Atualmente, o evento organizado por Cleonice em suas origens está em sua 11ª edição.

O acervo de Cleonice Rainho, com sua biblioteca e obras de sua autoria, foi doado ao MAMM em 2011. A escritora faleceu em 2012, aos 97 anos, deixando um vasto legado literário e educacional.

Oficina Literária Diga um verso bem bonito! – Aventuras Literárias no MAMM

Data: 20 de outubro (sábado)

Local: Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant, 790, Centro –

Inscrições: até dia 19 (sexta-feira), às 18h