Violonista Luis Leite lança o álbum Vento Sul com participação de Márcio Sanchez

Luis Leite e Mário Sanchez

O Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) recebe, nesse sábado, dia 16, às 19 horas, o show de lançamento do álbum Vento Sul, do violonista Luis Leite, com participação do violinista Márcio Sanchez, que também estará presente na apresentação no MAMM.

Considerado um virtuose do violão, Luis Leite nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, dando seus primeiros passos no instrumento com o seu avô, ainda criança, em meio a uma família de músicos. Já aos 14 anos, começou a tocar profissionalmente com o Grupo Camerístico de Violões. Aos 19, mudou-se para a Itália, passando a estudar na Accademia Musicale Chigianam. Posteriormente, concluiu sua graduação e mestrado em Viena, na Áustria, sob orientação do prestigiado Alvaro Pierri, na Universität für Musik Wien.

O violonista já tocou em mais de 20 países, recebendo muitos prêmios nacionais e internacionais, como o Ivor Mairants International Guitar Competition (Londres). Ao retornar ao Brasil, assumiu a coordenação do Bacharelado de Violão na Universidade Federal de Juiz de Fora e se tornou PhD em Música pela UniRio. Vento Sul é seu terceiro CD autoral.

Márcio Sanchez, também vencedor de muitos prêmios como violinista, especializou-se em Budapeste, na Academia Franz Lizst. O artista já se apresentou em mais de 70 salas de concerto pelo Brasil, por meio do projeto Sonora Brasil (Sesc) e conquistou espaço internacional com seu violino, na Europa, EUA, Argentina e México, como camerista. Márcio já fez parte da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Mercosul (Argentina), como Spalla. Hoje toca nas orquestras do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Petrobras Sinfônica e Johann Sebastian Rio.

Luis Leite e Márcio Sanchez são instrumentistas da Terceira Corrente, ou seja, misturam o erudito com o popular. Juntos, para esse show, trazem um repertório que reúne frevo, choro, baião e obras do argentino Astor Piazzolla. As faixas do álbum homenageiam os ritmos musicais sul-americanos. A apresentação é gratuita e aberta para todos os públicos. Não há prévia distribuição de ingressos.

Lançamento Vento Sul, de Luis Leite, com participação de Márcio Sanchez:

Data: 16 de março (sábado)

Local: Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant, 790, Centro –

Entrada Franca