MAMM na 13ª Primavera dos Museus com atividades especiais

Há 13 anos o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a Primavera dos Museus, uma iniciativa que reúne centros culturais e de memória de todo o Brasil com o objetivo comum de realizar programações especiais que dialoguem sobre a importância da prevenção, gestão e manutenção dos museus. O tema da 13ª edição do projeto é “Museus por dentro, por dentro dos museus”.
A proposta é explorar aspectos do cotidiano museológico, aplicados aos métodos de formação, organização e conservação desses espaços que atuam como guardiões da memória da população.
Através de seminários, exposições, oficinas, visitas mediadas, exibição de filmes, palestras, e outras atividades, o público poderá conhecer os museus por dentro para ficar “por dentro” deles. Confira a programação do  MAMM para este olhar dos bastidores:

Dia 24 – CINEMAMM, Palestra e abertura de exposições

A partir das 15h, ocorre a exibição do documentário “Murilo Mendes: o olho armado”, em edição especial do projeto CINEMAMM para a 13ª Primavera de Museus. O documentário faz parte da série de audiovisual “República da Poesia”, do canal Curta!, que traça um panorama da diversidade da literatura poética brasileira e de suas fases.

No episódio dedicado a Murilo Mendes, dirigido Danilo do Valle e Hilton Lacerda, a partir da cronologia do poeta mineiro, os espectadores são levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes escritores da língua portuguesa, estabelecendo conexões com sua vida e obra, entendendo sob quais influências seu trabalho foi desenvolvido.

No mesmo dia, às 19h, ocorre a palestra de abertura do VII Colóquio Arte em Trânsito, “Bioconceitualismo: exercícios, aproximações e zonas de contato”, com o artista, escritor, curador e crítico Ricardo Basbaum.

Já às 20h, acontece a abertura das exposições Arte em Trânsito e Grafias e Múltiplos – “Os Amigos da Gravura”. Enquanto a primeira apresenta uma série de diferentes obras que refletem as teorias e os fazeres em arte e educação, instigando o pensamento crítico e a livre interpretação, tanto de artistas quanto de observadores. Por sua vez, a segunda expõe cerca de 40 trabalhos que integram o acervo permanente do MAMM, com trabalhos de artistas como Lygia Pape, Nelson Leirner, José Resende, Carlos Martins, Thereza Miranda, Rubens Gerchman, Amador Perez, Lena Bergstein, Paulo Pasta, Tomie Ohtake e Rubem Grilo.

Dia 25, às 19h – Cinema em Foco

O Cinema em Foco também está na programação da semana com a palestra “O que o analógico pode ensinar ao digital no arquivo audiovisual?”, de Fernanda Coelho. Tratando pelo viés do audiovisual, a palestra aborda a questão da memória e da preservação, que é função primeira de toda instituição museal.

Fernanda Coelho é graduada em Cinema, Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), pós-graduada em Museologia (FESPSP) e mestra em Ciência da Comunicação (ECA/USP). Trabalhou na Cinemateca Brasileira/MinC por mais de trinta anos.

Dia 28 – Oficinas e visitas temáticas

O sábado está repleto de atividades especiais para os visitantes: a partir das 14h acontece a oficina de gravura para crianças, com a equipe do Educativo do MAMM, além da oficina de encadernação artesanal, que se propõe a trabalhar com materiais alternativos, com costuras aparentes, tecidos, capas com detalhes visuais diversos, estimulando a criatividade.

Para quem quiser conhecer mais do Museu, no mesmo dia serão realizadas visitas temáticas à Biblioteca ao Laboratório de Pintura. Na Biblioteca, os participantes  conhecerão o acervo bibliográfico do MAMM, e no Laboratório os visitantes conhecerão algumas obras de artes visuais da coleção do poeta Murilo Mendes que completam 50 anos este ano.

Para as oficinas e as visitas aos setores é preciso fazer inscrição presencial na recepção do MAMM até quinta-feira, 26. As vagas são limitadas.

Dia 29 – Show Bons Navegantes, com Cacáudio e Carlos Fernando Cunha

Para encerrar a 13ª Primavera de Museus no MAMM, às 16h, no domingo, 29, acontece gratuitamente o show “Bons Navegantes” com Cacáudio e Carlos Fernando Cunha. A apresentação tem apoio do movimento cultural de valorização e resgate do samba na cidade, o projeto “Ponto de Samba”.

A performance é uma comemoração da amizade dos dois artistas e parceiros musicais. O repertório é formado por canções autorais da dupla e também por músicas em parceria com outros compositores como Luizinho Lopes, Kadu Mauad e Dudu Costa.

Serviço:

Programação da 13ª Primavera dos Museus – “Museus por dentro, por dentro dos museus”

MUSEU DE ARTE MURILO MENDES

Dia 24 (terça-feira)

15h – CINEMAMM: documentário “Murilo Mendes: o olho armado”

19h – Palestra de abertura do VII Colóquio Arte em Trânsito – “Bioconceitualismo: exercícios, aproximações e zonas de contatoabertura do arte em trânsito”

20h –  Abertura das exposições “Arte em Trânsito” e “Grafias e Múltiplos – Os Amigos da Gravura”

Dia 25, às 19h – Cinema em Foco

Dia 28 – Oficinas e visitas temáticas

Dia 29, às 16h – Show “Bons Navegantes” com Cacáudio e Carlos Fernando Cunha

Local: – Museu de Arte Murilo Mendes – R. Benjamin Constant, 790 – Centro, Juiz de Fora

Outras informações: 3229-9070 (MAMM)