Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM
Com uma sensível e oportuna reflexão sobre perdas e recomeços, a Primavera dos Museus traz ao público de todo o país uma edição comemorativa dos seus 15 anos de realizações. A participação do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM/UFJF) contempla uma programação especial, que inclui postagens, exposições, vídeos, entrevistas, oficinas e ações educativas, a serem desenvolvidas de segunda-feira até domingo, entre os dias 20 e 26 de setembro.
Pelo segundo ano consecutivo, em função da pandemia, a temporada de eventos é aberta exclusivamente on-line, em plataformas virtuais como Facebook, Instagram e YouTube. “Múltiplo Universo”, “Grafias e múltiplos: Os amigos da Gravura” e “Fayga Ostrower: Centenário (1920.2020)” são mostras virtuais revisitadas em atividades diversas, que se somam a propostas como a leitura de correspondências entre escritores intitulada “Do coração à caneta”.
A organizadora da ação “O Museu de cada um”, a agente de Cultura e Lazer Ana Luísa Affonso, tem como ideia principal restabelecer os laços com o que está à nossa volta e é capaz de acessar a nossa essência. “A proposta é que o público nos envie a foto de um objeto, momento, paisagem, do seu acervo emocional pessoal, para criarmos juntos uma curadoria colaborativa dos museus que nos habitam”, adianta.
O Setor Educativo acredita que, assim, o museu físico dará espaço para uma coleção ímpar, um compilado de visualidades, repleto de novas poéticas, acessando o que há de potente no cotidiano de cada participante, trazendo à tona sua realidade, suas indagações e seus mistérios. “É importante ressaltar que deverá ser criada uma hashtag para que possamos repostar as fotos nos stories do MAMM”, frisa.
A importância da gravura e de doações que enriqueçam os acervos museais estão em destaque na agenda do MAMM/UFJF, com os depoimentos em vídeo de Anna Paola Baptista, do Museu da Chácara do Céu, sobre a trajetória de doações da instituição Os Amigos do Gravura, e de Noni Ostrower no tocante às ações do Instituto Fayga Ostrower em razão dos cem anos que a artista faria em 2020.
Dentro da temática que permeia a 15ª edição, os restauradores e pesquisadores Aloísio de Castro e Valtencir de Almeida se unem para defender estratégias eficazes no gerenciamento dos possíveis riscos dentro da instituição com a finalidade de evitar perdas. “Nesse sentido, o Plano de Preservação Museológica se faz primordial para garantir a conservação de nossos acervos, proporcionando vida longa à memória e à história que se tem a contar”.
Superações e reinvenções
Mais poética, a 15ª Primavera dos Museus está voltada para a experiência humana em espaços de convergência, referenciando a memória, a sociedade, a arte e a cultura destinadas a proporcionar um reencontro com a história. A ideia é refletir sobre este momento em que a pandemia ainda impacta, de forma avassaladora, as relações humanas, criando grandes interrogações sobre seu verdadeiro impacto.
O poema “Resíduos”, de Carlos Drummond de Andrade, é utilizado pela coordenação do evento, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), para remeter à ambígua condição da história, marcada por perdas e recomeços, fins e inícios, superações e reinvenções. “De certo modo, nós somos como museus vivos e, como os museus, somos guardiões de fragmentos de algo que embora tenha acabado, ainda está aqui conosco, em nós”.
Toda a programação do Museu de Arte Murilo Mendes pode ser conferida e acompanhada nas redes sociais do MAMM em @mamm.ufjf.
____________________________________________________________________________
MUSEU DE ARTE MURILO MENDES
15a PRIMAVERA DOS MUSEUS/IBRAM
PROGRAMAÇÃO
PUBLICAÇÃO (POST)
PLANO DE PRESERVAÇÃO MUSEOLÓGICA-GESTÃO DE RISCOS:
ESTRATÉGIAS PARA EVITAR A PERDA
PRESERVAÇÃO MAMM
20/09 | 10h
AÇÃO EDUCATIVA
REVISITANDO A EXPOSIÇÃO VIRTUAL “MÚLTIPLO UNIVERSO”
BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO MAMM
20/09 | 15h
APRESENTAÇÃO
NONI OSTROWER | INSTITUTO FAYGA OSTROWER/RJ
EXPOSIÇÃO VIRTUAL “FAYGA OSTROWER: CENTENÁRIO (1920.2020)”
20/09 | 19h
PUBLICAÇÃO (POST)
POR DENTRO DA EXPOSIÇÃO VIRTUAL “FAYGA OSTROWER: CENTENÁRIO (1920.2020)”
DE 21/09 A 23/09 | 10h
PUBLICAÇÃO (POST)
DO CORAÇÃO À CANETA: LEITURA DE CARTAS DE ESCRITORES
BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO MAMM
DE 21/09 A 23/09 | 15h
AÇÃO EDUCATIVA
O MUSEU DE CADA UM
EDUCATIVO MAMM
21/09 | 17h
APRESENTAÇÃO
ANNA PAOLA BAPTISTA | MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU/RJ
EXPOSIÇÃO VIRTUAL “GRAFIAS E MÚLTIPLOS: OS AMIGOS DA GRAVURA”
21/09 | 19h
OFICINA
FÔLEGO | MEDITAÇÃO COM FABIANA GERARDI
22/09 | 1Oh
APRESENTAÇÃO
FELIPE BARBOSA | EXPOSIÇÃO VIRTUAL “GRAFIAS E MÚLTIPLOS: OS AMIGOS DA GRAVURA” 25/09 | 10h