Mamm/UFJF retoma sua tradicional Oficina de Férias para crianças

Crianças seguram uma réplica do retrato de Murilo Mendes de Guignard.

Com atividades que exploram a criatividade em diferentes abordagens, movimentando crianças entre 7 e 12 anos, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm/UFJF) realiza sua Oficina de Férias, despertando a curiosidade infantil a respeito de uma face pouco conhecida dos espaços museais: a diversão e o relaxamento. Trata-se da primeira edição do gênero que acontece após o retorno das atividades presenciais, retomando uma das ações mais interessantes e já consolidadas pelo Setor Educativo do museu.

A oficina de férias, antes denominada Colônia de Férias, vem sendo realizada desde 2012, representando a oportunidade de abrir o museu a crianças de uma forma especial, com vivências culturais, artísticas e de lazer por um tempo maior. “É um momento muito importante tanto para nós quanto para os inscritos, sendo que alguns já estiveram conosco em várias ações anteriores, o que nos possibilita acompanhar e aprender muito com eles. É uma troca gratificante, porque uma tarde inteira no Museu difere significativamente das visitas escolares, que duram entre 1 hora e 1h30”, conta Ana Luísa Affonso, do Setor Educativo.

Para a Oficina de Férias 2022, é apresentada uma série de atividades e brincadeiras que diferem do ambiente escolar, com o objetivo de proporcionar à criança um momento de lazer, arte e relaxamento, o que está em perfeita comunhão com os ideais do Mamm. Parte das ações é pensada para acontecer dentro do prédio do Museu, explorando os espaços das galerias Poliedro, Convergência e Retratos-Relâmpago, que hoje abrigam, em sua totalidade, a exposição “Coleção Murilo Mendes: 25 anos”, uma das mais importantes já abertas ao público.

Ao mesmo tempo, há oficinas criativas preparadas para os espaços externos, explorando os jardins frontais e laterais do museu, perfeitos para brincar e passar o tempo a partir de algumas técnicas artísticas, como a pintura e a escultura, além de atividades que envolvem o  próprio corpo, estimulando a criatividade e o movimento, por conta da proposta de que museu não é lugar só de memória, de exposições, de trabalhos convencionais, mas um espaço vivo e em constante evolução.

São 20 vagas no total, distribuídas da seguinte forma: dez no dia 26 de julho, terça-feira, para crianças de 7 a 9 anos, e dez no dia 28, quinta-feira, para crianças entre 10 e 12 anos. A oficina acontece das 13 às 17 horas.  Não será exigido o atestado de vacina, mas o uso de máscara é indispensável nos espaços internos do museu. É bom lembrar aos pais que cada criança deve levar seu próprio lanche.

Oficina de Férias do Mamm/UFJF Datas: 26 e 28 de julho, das 13 às 17 horas Local: Museu de Arte Murilo Mendes Endereço: Rua Benjamin Constant, 790, Centro Entrada para crianças previamente inscritas Outras informações: (32)3229-9070; (32) 2102-3964