MAMM participa da 17ª Primavera dos Museus; confira a programação

O Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM/UFJF) participa da 17ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 18 e 24 de setembro. Este ano, o evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

Além das exposições já em cartaz, o Museu promove oficinas, visitas mediadas, apresentações musicais e rodas de conversa, entre outras atividades. Destaca-se a mostra virtual “Legado vivo: expressões dos povos indígenas”, que reúne trabalhos de artistas indígenas de todo o país.

De acordo com a responsável pela Divisão de Programação Cultural do MAMM/UFJF, Bárbara Morais, o caminho para democratização do saber passa pela abertura de espaços para as diversas vozes de grupos sociais se manifestarem. “A oportunidade que a 17ª Primavera dos Museus cria, quando reúne na mesma discussão o acadêmico, o artístico e questões contemporâneas, não pode ser subestimada. Tais iniciativas têm um papel fundamental na construção de uma democracia inclusiva e justa, que respeite e valorize sua memória”, analisa.

Todos os eventos têm entrada gratuita. O MAMM/UFJF está aberto para visitação de terça-feira a sábado, de 9 às 18 horas, e aos domingos, de 13 às 18 horas.

Confira a programação completa:

Toda a semana:

Mostra virtual: “Legado vivo: expressões dos povos indígenas”. Apresenta trabalhos de artistas indígenas brasileiros. Publicações no Instagram @mamm.ufjf

Exposição: “Pontos cantados ● Pontos riscados: um pensamento-desenho afro”. Apresenta obras do artista Cipriano. Em cartaz na galeria Retratos-relâmpago.

Exposição: “Murilo Mendes: o poeta brasileiro de Roma”. Reúne obras de arte italianas da Coleção Murilo Mendes acompanhadas de textos críticos do poeta sobre os artistas em destaque. Em cartaz na galeria Poliedro.

Terça-feira, 19 de setembro:

19h – Visita mediada. Equipe da Divisão de Ação Educativa realiza visita noturna direcionada a um grupo de pessoas do Terreiro de Umbanda Choupana de Pai Benedito e Oxóssi

20h – Slam Poético. Apresentação de poesias com os grupos Confraria dos Poetas e Sararau Crioulos.

Quarta-feira, 20 de setembro:

9h – Visita mediada. Equipe da Divisão de Ação Educativa realiza visita mediada direcionada aos alunos da Escola Municipal Francisco Costa.

19h – Roda de conversa: “Aquilombar para resistir: coletivos acadêmicos como estratégia para permanência estudantil”. Mesa-redonda com a participação do ex-ministro da Igualdade Racial e ex-presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira de Araújo, da coordenadora do Coletivo Descolonia (Instituto de Artes e Design/UFJF), Vanessa Raquel, da Arquiteta e Urbanista e integrante do Coletivo CA.FO.FO. (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFJF), Larissa Angélica da Silva, e do membro da Confraria dos Poetas, King.

Quinta-feira, 21 de setembro:

14h – Visita mediada: equipe da Divisão de Ação Educativa realiza visita mediada direcionada a um grupo escolar.

19h – Roda de conversa: “Democracia e diversidade no acesso à Academia”. Mesa-redonda com a participação da socióloga, mestra em serviço social e fundadora da Associação de Travestis, Transgêneres e Transsexuais de Juiz de Fora, Dandara Felícia, e do estudante de psicologia e membro do Centro de Referência LGBTQI+ da UFJF, Renato Giacomini. Mediação da influencer e aluna do curso de Moda da UFJF, Maia Maria.

Sexta-feira, 22 de setembro:

14h – Oficina: “Explorando o legado dos quilombos e a arte de Abdias do Nascimento”. Atividade ministrada pelo membro do Coletivo Descolônia, Milton de Souza.

19h – CineMAMM: “Nós Cartográficos”. Exibição de documentário realizado pelo Coletivo CA.FO.FO., seguida da conversa “Patrimônios negros de Juiz de Fora”, com a Arquiteta e Urbanista e integrante do Coletivo CA.FO.FO., Larissa Angélica da Silva.

Sábado, 23 de setembro:

15h – CineMAMM + Cineclube Movimento: “A febre”. Exibição do filme da diretora Maya Da-Rin, seguida de debate com a participação da professora de antropologia Cristiana da Silva. Sinopse: Justino, um indígena Desana de 45 anos, trabalha como vigilante no porto de cargas de Manaus. Desde a morte de sua esposa, sua principal companhia é sua filha mais nova, com quem vive em uma casa modesta na periferia. Enquanto Vanessa se prepara para estudar Medicina em Brasília, Justino é tomado por uma febre misteriosa que o levará de volta a sua aldeia, de onde partiu vinte anos atrás. Classificação indicativa: 12 anos.

Domingo, 24 de setembro:

14h30 – Apresentação de dança. Performance com a artista Caroline Gerhein e grupo do projeto Entre Passos e Toques.

15h – Apresentação. Roda de Jongo com os percussionistas Muralha e Cazu. 16h – Apresentação com o bloco e coletivo Xota Éfe.