MAMM participa do SIPAD 2023

O Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM/UFJF) participa da programação do Seminário Interno de Pesquisa em Artes e Design (SIPAD). As bolsistas de treinamento profissional acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFJF) da UFJF, Marina Menezes e Maysa Galhardo, apresentam suas pesquisas, desenvolvidas no museu, no evento organizado pelo Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, que acontece entre os dias 20 e 24 de novembro.

As bolsistas Maysa Galhardo e Marina Menezes (à esquerda) apresentam suas pesquisas no evento que acontece entre os dias 20 e 24 de novembro

Maysa apresenta a pesquisa Reproduções multissensoriais como estratégia para mediações no museu: um estudo a partir da obra de Ismael Nery, integrante do GT 3: Arte, sociedade e cultura. Este trabalho – projeto de Trabalho de Formação Docente/Licenciatura em Artes Visuais – tem como objetivo ampliar os recursos/materiais utilizados nas ações educativas e de acessibilidade do MAMM/UFJF. A partir do desenho intitulado Eles repetiram cinco vezes a mesma história, que integra a Coleção Murilo Mendes, pertencente ao acervo do museu, serão realizadas reproduções multissensoriais. Os registros da pesquisa acompanham o processo de produção e desenvolvimento de três protótipos táteis, junto à criação de audiodescrição da obra e seus desdobramentos, como a proposta de um exercício voltado ao público e as observações de suas impressões sobre as experiências.

Já a pesquisa intitulada Relatos sobre o projeto de Educação Museal do Museu de Arte Murilo Mendes, da bolsista Marina Menezes, tem como proposta divulgar as práticas educativas desenvolvidas no museu, como os estudos sobre a vida e a produção literária de Murilo Mendes, os acervos e as estratégias para mediação das exposições e outras atividades para públicos diversos, que ampliam o conhecimento e aproximam a comunidade às pesquisas e atividades do MAMM/UFJF. A pesquisa faz parte da programação do GT 5: Processos criativos e educação.

“A participação de Marina e Maysa no SIPAD representa uma oportunidade significativa para a divulgação dos trabalhos realizados pelo museu e demonstra, principalmente, a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos por elas na graduação, nas ações que desenvolvem no projeto Educação Museal”, avalia a responsável pela Divisão de Ação Educativa do MAMM/UFJF, Carmem Mattos.

Sobre o SIPAD

O SIPAD tem por objetivo apresentar um panorama do que é produzido no IAD/UFJF em sua diversidade. Nas últimas edições, tornou-se uma ferramenta institucional de divulgação das ações desenvolvidas junto à comunidade universitária, podendo ser o início de parcerias com outras áreas do conhecimento, outras pessoas, ideias, movimentos. Em 2023, o evento tem como tema Encontros Interinstitutos e irá conferir certificado aos participantes. Clique aqui e inscreva-se.