MAMM abre inscrições para minicurso sobre história da arte

Atividade gratuita faz parte da 22ª Semana Nacional de Museus

Integrando a programação da 22ª Semana Nacional de Museus, o Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM/UFJF) promove o minicurso “História da arte: do moderno ao contemporâneo nas artes visuais”. A atividade acontece nas próximas terça-feira, 14, e quarta-feira, 15, das 9h às 12h. As aulas serão ministradas pela professora do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, Renata Zago, e pelas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPG-ACL), Sarah Oliveira e Karoline Silva.

A proposta desse minicurso é abordar, de maneira didática e panorâmica, as modificações que ocorreram nas artes visuais, iniciando o percurso no surgimento da arte moderna no século XIX, nas vanguardas artísticas do século XX, e no período pós Segunda Guerra Mundial, quando a modernidade adentra a era contemporânea e as linguagens artísticas se expandem para além da pintura, escultura, desenho e gravura. Serão apresentados artistas que trabalham com instalações, performances, vídeo, além do ambiente da arte conceitual. Este panorama servirá para que o interessado tenha uma compreensão da pluralidade de formas, suportes e manifestações presentes no mundo contemporâneo e no sistema das artes.

“Vamos apresentar algumas obras, artistas e instituições, trazendo questões e curiosidades. Também vamos evidenciar diálogos entre as artes brasileira e internacional e reflexões sobre obras do acervo do MAMM”, adianta Renata.

A participação é gratuita e haverá emissão de certificado de participação. Clique aqui e inscreva-se!

Sobre as convidadas

Renata Zago é professora adjunta de História da Arte da UFJF (IAD e PPG-ACL). É pesquisadora do campo da história da arte, doutora em História, Teoria e Crítica da arte (Unicamp) e tem vasta experiência em pesquisas em arquivos e acervos institucionais. Suas pesquisas estão voltadas para as exposições de arte, em especial Bienais e salões. É líder do grupo de pesquisa História da Arte como História das Exposições (CNPq), membro do grupo de pesquisa Geopolíticas Institucionais e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

Sarah Oliveira é arquiteta e urbanista graduada pela UFJF. Atualmente realiza sua pesquisa de mestrado na mesma instituição, no Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens na linha de Arte e Moda: História e Cultura, explorando os domínios da performance artística, gênero e feminismos, bem como o pensamento decolonial na América Latina. Sua jornada acadêmica reflete uma vontade de trabalhar a intersecção entre arte, corpo e espaço urbano.

Karoline Silva é bacharela em Artes e Design e Licenciada em Artes Visuais, ambas pela UFJF. Em seu trabalho de formação docente, pesquisou a relação entre o olhar do público e obra a partir da pintura de Édouard Manet e, atualmente se aprofunda nesta área, com foco na perspectiva e produção de artistas mulheres do século XIX no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens na mesma instituição. Encontra-se em constante processo de experimentação e crescimento nas diferentes vertentes artísticas, principalmente na dança, fotografia, história da arte e literatura.

Serviço

Semana Nacional de Museus: Minicurso “História da arte: do moderno ao contemporâneo nas artes visuais”

Convidadas: Renata Zago, professora do Departamento de Artes e Design da UFJF, e Karoline Sampaio e Sarah Oliveira, mestrandas do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF

Data: terça e quarta, 14 e 15 de maio, das 9h às 12h