Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM

MAMM participa da 22ª Semana Nacional de Museus

Confira a programação do evento que acontece entre os dias 12 e 19 de maio

O Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM/UFJF) participa da programação da 22ª Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 12 e 19 de maio. Este ano, o evento traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. Além das exposições em cartaz, o museu promove visitas mediadas, minicurso, palestra, exibição de filme e apresentação musical.

De acordo com Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a escolha do tema, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa: “os museus abarcam, necessariamente, dimensão educativa reconhecida pela sociedade e desempenham uma relevante função ao promover ambientes enriquecedores para seus visitantes, para a sua comunidade, para estudantes e professores”.

Confira a programação completa

Todos os dias:
Exposição: Murilo Mendes: obra em movimento – Coleção Luciana Stegagno Picchio. Reúne documentos inéditos sobre Murilo Mendes.
Exposição: Nery, para sempre Ismaelíssimo. Exposição homenageia o artista Ismael Nery.
Exposição: Convergências: o real e o poético. Exposição comemora 18 anos do museu e reverencia o pesquisador e artista Arlindo Daibert.
Visitas mediadas: visitas mediadas às exposições com alunos da rede municipal de ensino de Juiz de Fora.

Terça-feira, 14 de maio

9h às 12h – Minicurso: História da arte: do moderno ao contemporâneo nas artes visuais. Ministrantes: Renata Zago, professora do Departamento de Artes e Design da UFJF, e Karoline Sampaio e Sarah Oliveira, mestrandas do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF.

Renata Zago é professora adjunta de História da Arte da UFJF (IAD e PPG-ACL). É pesquisadora do campo da história da arte, doutora em História, Teoria e Crítica da arte (Unicamp) e tem vasta experiência em pesquisas em arquivos e acervos institucionais. Suas pesquisas estão voltadas para as exposições de arte, em especial Bienais e salões. É líder do grupo de pesquisa História da Arte como História das Exposições (CNPq), membro do grupo de pesquisa Geopolíticas Institucionais e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

Sarah Oliveira é arquiteta e urbanista graduada pela UFJF. Atualmente realiza sua pesquisa de mestrado na mesma instituição, no Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens na linha de Arte e Moda: História e Cultura, explorando os domínios da performance artística, gênero e feminismos, bem como o pensamento decolonial na América Latina. Sua jornada acadêmica reflete uma vontade de trabalhar a intersecção entre arte, corpo e espaço urbano.

Karoline Silva é bacharela em Artes e Design e Licenciada em Artes Visuais, ambas pela UFJF. Em seu trabalho de formação docente, pesquisou a relação entre o olhar do público e obra a partir da pintura de Édouard Manet e, atualmente se aprofunda nesta área, com foco na perspectiva e produção de artistas mulheres do século XIX no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens na mesma instituição. Encontra-se em constante processo de experimentação e crescimento nas diferentes vertentes artísticas, principalmente na dança, fotografia, história da arte e literatura.

Quarta-feira, 15 de maio

9h às 12h – Minicurso: História da arte: do moderno ao contemporâneo nas artes visuais. Ministrantes: Renata Zago, professora do Departamento de Artes e Design da UFJF, e Karoline Sampaio e Sarah Oliveira, mestrandas do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF.

19h – Abertura de exposição: Ismael, para sempre Ismaelíssimo. Evento com a participação das pesquisadoras Marisa Timponi e Leila Barbosa e distribuição do livro “Ismael Nery e Murilo Mendes: reflexos”.

Leila Barbosa e Marisa Timponi foram professoras do Departamento de Letras da UFJF. Fundadoras do Centro de Estudos Murilo Mendes (hoje, Museu de Arte Murilo Mendes), pesquisadoras do Projeto História Literária de Juiz de Fora e membros da Academia Juiz-Forana de Letras. São autoras diversos livros, entre eles “Murilo Mendes e Ismael Nery: reflexos” e “A trama poética de Murilo Mendes”.

Quinta-feira, 16 de maio

9h – Visita mediada: visita técnica ao Museu de Arte Murilo Mendes e ao Memorial da República Presidente Itamar Franco, com alunos da professora Renata Caetano (PPGH/UFJF).

19h – Palestra on-line: Desafios atuais da Educação Museal no Brasil: um panorama da PEMBrasil e o processo de revisão da PNEM, com a professora Mona Nascimento (Departamento de Museologia/UFBA). Transmissão ao vivo pelo canal do Museu de Arte Murilo Mendes no YouTube.

Mona Nascimento é museóloga. Doutoranda em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Políticas e Gestão Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bacharela em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professora Substituta do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Membro das Redes de Educadores em Museus da Bahia e do Brasil (REM Bahia e REM Brasil). Pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia – OBEC.

Sábado, 18 de maio

15h – CineMAMM e Cineclube Movimento apresentam: Beaubourg, centro de arte e cultura Georges Pompidou (1977, 76 min. Direção: Roberto Rossellini). Exibição do filme seguida de debate.

Luiz Carlos Oliveira Jr. é crítico, pesquisador de cinema e professor no Curso de Cinema e Audiovisual da UFJF. Autor do livro “A mise en scène no cinema: do clássico ao cinema de fluxo” (Papirus, 2013). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo. Como professor convidado, ministrou em 2023 o seminário “L’adresse du spectateur par l’image filmique”, na Université Paris Cité (Paris, França). Atuou como crítico de cinema na revista Contracampo (2002-2011). Já colaborou para diversas revistas e jornais, como Cinética, Cult, Bravo! e Folha de S. Paulo. Curador das mostras de cinema “Vincente Minnelli – Cinema de Música e Drama” (CCBB-RJ e SP, 2011) e “Jacques Rivette – Já Não Somos Inocentes” (CCBB-RJ e SP, 2013).

Domingo, 19 de maio

16h – MusicaMAMM: Concertos na UFJF V. Apresentação musical com Clara Mira, Dipper, Júlia Nogueira, Julia Gonçalves, Lizandra Romano e Samuel Colli.

Outras informações: producao.mamm@ufjf.br ou (32) 2102-3583