Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM
Para discutir a violência e a realidade dos subúrbios europeus, a “Mostra de Cinema Francês” da Faculdade de Letras da UFJF retoma as atividades exibindo longa “O ódio” (La Haine, 1995), do diretor Mathieu Kassovitz, na próxima sexta,12, às 16h, no Museu de Arte Murilo Mendes.
Sinopse
O filme narra um dia na vida de três jovens amigos, de origem étnicas diferentes, que vivem na periferia de Paris: o judeu Vinz (Vincent Cassel), o árabe Said (Saïd Taghmaoui), e negro Hubert (Hubert Koundé). Após uma noite turbulenta de confronto entre um grupo de jovens e a polícia, um amigo do trio é interrogado e depois levado ao hospital, ficando entre a vida e a morte. Revoltados e ociosos, os três amigos vagueiam pela cidade cometendo delitos e invadindo festas. Um clima de tensão acompanha a narrativa porque um dos personagens, Vinz, anda armado, cheio de espírito de vingança, na expectativa de matar um policial, caso o amigo internado morra.
Crise social
Do ponto de vista da crítica, o filme chama atenção tanto pela estética quanto pelo tema. As imagens em preto e branco, e o uso da câmera na mão reforçam a sensação de nervosismo e aflição no espectador. Em outro nível de discussão, o longa levanta questões sobre problemas pujantes na Europa como a imigração, o desemprego da juventude, a violência e a instabilidade social.
Por essas e outras razões que “La Haine” foi indicado a diversos prêmios, sendo o mais representativo o de melhor direção do Festival de Cannes, do qual saiu vencedor.
Ciclo de Cinema Francês
A “Mostra de Cinema Francês” da Faculdade de Letras da UFJF surgiu com o objetivo de difundir a cultura francesa através do cinema. A cada ciclo, um tema é escolhido e diversos filmes elencados para expor como assunto é tratado dentro do meio cultural gálico. O tema da atual edição é sociedade.
Assista ao trailer
[youtube width=”600″ height=”365″ video_id=”yk77VrkxL88&noredirect=1″]
Serviço
Mostra de Cinema Francês – “O ódio” (La Haine)
Data: 12 de setembro (sexta-feira) Horário: 16h Duração: 98 min Local: Benjamin Constant, 790, Centro – Museu de Arte Murilo Mendes. Entrada Franca Outras informações: 3229 – 9070 |